Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

AveSui 2022: Secretário de Agricultura do Paraná destaca região Oeste como a maior produtora de proteína animal

Ortigara avalia que o evento AVESUI, é relevante para debater, discutir, o que pode ser melhorado no setor da agricultura.

AveSui 2022: Secretário de Agricultura do Paraná destaca região Oeste como a maior produtora de proteína animal

Esteve presente na AVESUI 2022, na tarde desta terça (26), o Secretário de Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara. O representante do governo estadual prestigiou a cerimônia de abertura oficial da feira, momento no qual foram conhecidos os vencedores deste ano do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos.

Ortigara ressaltou os números positivos do Brasil, fechando o ano de 2021 com cerca de 27 milhões de toneladas de proteína animal, isso sem mencionar o peixe. A projeção é de que daqui a 9 anos o país chegue a 35 milhões de toneladas. Nesse cenário, o Paraná se destaca por ser o principal produtor.


O Secretário avalia que o evento AVESUI é relevante para debater o que pode ser melhorado...se é a questão técnica, comercial ou barreiras artificiais que impedem o maior crescimento.

“Nós queremos nos transformar a longo prazo no supermercado do mundo, levando ao mundo proteínas praticamente prontas para consumo em qualquer país. Já atingimos hoje mais de 150 países em média, por isso teremos um crescimento transformando soja em milho em valor agregado e nós precisamos debater qual é o nosso futuro”, destacou Ortigara.

O chefe da pasta ainda chamou a atenção para a produção sustentável, tratando com respeito o solo e água, isso vai permitir ofertas abundantes de aves, suínos e peixes. Quanto ao escoamento da produção, o Secretário é otimista e aguarda pela ferrovia que vai permitir uma redução significativa de 5 dias para 20h o prazo de entrega.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post