Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Missal esteve representada em Reunião dos Lindeiros para discussão da implantação da sala de projetos para atender a região

Segundo o conselho na pauta diversos assuntos que visam o desenvolvimento regional

  • 18/04/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Missal esteve representada em Reunião dos Lindeiros para discussão da implantação da sala de projetos para atender a região

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com o vice-prefeito, Eugênio Schwendler (Chenho) e a secretária de Administração, Aline Luzzi, participou na tarde de terça-feira, 12 de abril, da Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu na sede da entidade em Santa Helena. O Conselho é presidido pelo prefeito de Guaíra, Heraldo trento.

Esta foi a segunda Assembleia Geral Ordinária (AGO) do ano de 2022. A entidade congrega como membros os municípios, representados pelos prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e presidentes de associações comerciais, ou indicados. A AGO discutiu e deliberou sobre pautas de ações e iniciativas para o desenvolvimento regional.

O evento também contou com a presença de autoridades regionais e parceiros. A Diretoria Geral Brasileira de Itaipu, foi representada pelo assessor especial Sérgio Andrade Fernandes e Diretoria de Coordenação da Itaipu, pelo assistente Márcio Ferreira Bortolini.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi representado pelo gerente regional, Augusto Cesar Stein, acompanhado pelos consultores Vinícius Milani e Adir Mattioni.

Usina de Projetos

Na pauta da Assembleia esteve a apresentação da Sala de Projetos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), de Santa Catarina, feita pelo diretor da entidade, João Luiz Demantova. “O interesse é conhecer detalhes do trabalho que é desenvolvido para a implantação de modelo semelhante pelo Conselho dos Lindeiros, com a implementação de uma usina de projetos e atendimento aos municípios”, destaca o presidente dos lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento.

No último mês foi feita uma visita à sede da Amfri, indicada pelo Sebrae, para conhecer sobre a estrutura de trabalho, o que motivou o convite para o diretor da entidade participar da AGO e apresentar o modelo de trabalho.

Kits para TSD

A Assembleia também deliberou sobre proposta para negociação de débitos de associados com o Conselho dos Lindeiros e empréstimo dos equipamentos de um dos kits asfálticos de Tratamento Superficial Duplo (TSD). O pedido foi feito pela Administração Municipal de Medianeira.

O andamento dos trabalhos com outro kit, operado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), também foi discutido e apresentado pela presidente da entidade, prefeita de Astorga, Suzie Pucillo.

Segurança

O vereador de Marechal Cândido Rondon, vice-tesoureiro do Conselho dos Lindeiros, Vanderlei Sauer, apresentou a Rede de Cooperação Técnica de Segurança, iniciativa trabalhada dentro do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR).

Viaturas

Nos assuntos gerais, uma equipe do Corpo de Bombeiros apresentou o andamento do processo de disponibilização de sete viaturas de combate a incêndios florestais para os municípios lindeiros onde há bombeiros militares. Os veículos foram adquiridos e equipados por intermédio de um convênio de R$5 milhões firmado em 2021 entre o Corpo de Bombeiros e Itaipu Binacional.

Conferência de resíduos

A assessora geral de Planejamento, Orçamento e Gestão, da Administração Municipal de Santa Helena, Vera Schmidt Abomorad e o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Douglas Roesler destacaram a Conferência Regional Gestão de Resíduos, que ocorrerá em Santa Helena dias 25 e 26 de maio.

Com base em algumas deliberações nesta data, outras discussões já estão sendo encaminhadas para nova AGO no final de maio.

Fonte: Assessoria Missal