Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministro da Justiça visita instalações do Centro Integrado de Operações Fronteiriças

Estrutura fica localizada no Parque Tecnológico Itaipu, na área da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

  • 14/04/2022
  • Foto(s): Sara Cheida/Itaipu Binacional.
  • Região
Ministro da Justiça visita instalações do Centro Integrado de Operações Fronteiriças

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, esteve na Itaipu Binacional na manhã desta quinta-feira (14), para uma visita ao Centro Integrado de Operações Fronteiriças (CIOF), localizado no Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, em Foz do Iguaçu (PR). Esta é a primeira visita dele, como ministro, ao Centro.

“Vim ao Paraná porque quero checar pessoalmente o andamento do Centro Integrado de Operações Fronteiriças, que tanto nos orgulha por evitar e combater ilícitos internacionais com seu trabalho 24 horas por dia, sete dias por semana”, afirmou Torres. Ele veio acompanhado do Secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alfredo Carrijo; do diretor geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira; e de integrantes do seu Ministério, diplomatas e outros representantes da PF.

A comitiva ministerial foi recebida no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu pelo diretor-geral brasileiro da usina, almirante Anatalicio Risden Junior; pelo diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell; e pelo chefe da Assessoria de Informações, almirante Paulo Tinoco.

Risden deu as boas-vindas ao grupo reforçando o bom relacionamento histórico entre as instituições. “A Itaipu se sente muito honrada pela presença do ministro e pela constante parceria”, disse. “Buscamos um alinhamento constante da Itaipu com o governo federal e seus ministérios, procurando sempre formar as melhores parcerias pelo Brasil”, ressaltou o diretor-geral brasileiro.

Após a recepção, o ministro e a comitiva foram até o PTI, onde o diretor de negócios e inovação do Parque, Rodrigo Regis, fez uma breve apresentação ao ministro, que mencionou recordar-se de ações que levam o nome do PTI, em Brasília, a exemplo do VemDF, projeto de compartilhamento de veículos elétricos desenvolvido pelo corpo técnico da instituição.

Em seguida, o ministro participou de uma reunião fechada com integrantes da pasta e, logo após, foi até o CIOF para conhecer pessoalmente os diferentes ambientes ocupados pela estrutura, em especial a sala de controle, onde profissionais de diversas frentes trabalham juntos, cruzando informações recebidas de diversas fontes para combater ilícitos e capturar criminosos.

CIOF

Inaugurado em dezembro de 2019, o CIOF ocupa uma área de 600 metros quadrados do Parque Tecnológico Itaipu e recebeu investimentos de R$ 2,9 milhões da Itaipu Binacional.

O projeto é inspirado na experiência de escritórios de monitoramento dos Estados Unidos, com o objetivo de intensificar a integração entre os órgãos de segurança pública, fortalecer a fiscalização das fronteiras e combater o crime organizado.

Dentre outros órgãos, o CIOF conta com a participação da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (UIF/Coaf), Receita Federal, Secretaria de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Paraguai

A união de forças, tanto nacionais quanto internacionais, é uma importante arma no combate ao crime. Antes de chegar a Foz do Iguaçu, o ministro Anderson Torres esteve em Assunção, no Paraguai, apresentando a Aliança Estratégica contra o Crime Organizado Transnacional a autoridades daquele país.

“É uma iniciativa elaborada cuidadosamente pelo governo do Brasil que integrará os talentos das áreas de Segurança dos países do Cone Sul para intensificar e acelerar os duros golpes que estamos aplicando no crime organizado regionalmente”, disse Torres.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional