Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa Olhar Missalense concede benefícios para compra de óculos às pessoas de baixa renda em Missal

A situação da renda ou mesmo de vulnerabilidade, deverá ser devidamente atestada por meio de parecer social.

  • 13/04/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Programa Olhar Missalense concede benefícios para compra de óculos às pessoas de baixa renda em Missal

Desde o ano de 2021 o Programa Olhar Missalense é lei e em março de 2022 passou por uma reformulação no texto. Um dos objetivos é proporcionar melhor qualidade de vida através de auxílio para aquisição de óculos a pessoas consideradas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

O projeto de lei foi encaminha à Câmara de Vereadores ainda em 2021 e após apreciado e aprovado, foi sancionada pelo Prefeito Ferrari (Lei nº 1.615 de 05 de outubro de 2021, alterada pela lei 1.655 de 22 de março de 2022), instituindo assim o programa. 

A situação da renda ou mesmo de vulnerabilidade, deverá ser devidamente atestada por meio de parecer social. Considera-se como Baixa Renda, as pessoas com renda de até 2 (dois) salários mínimos.

Benefício

O Programa consiste na prestação de auxílio às pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social com um limite de 10 (dez) atendimentos mensais. A população deve atender requisitos para ter direito ao benefício. 

E ainda garante a melhora da qualidade de vida desta população; A prevenção de problemas de saúde que eventualmente possam ser causados, assim como do agravamento de problemáticas já existentes pela ausência do uso de óculos; a conscientização da população quanto a importância da manutenção da saúde em todos os aspectos, também englobando a visão. Estes são alguns dos objetivos do programa.

Concessão dos óculos

O programa oferecerá aos beneficiários óculos com material de boa qualidade, com as seguintes padronizações e definições: 

  • Óculos com armação de acetato ou metal e lentes bifocais (CR ou AR); 
  • Óculos com armação de acetato ou metal e lentes visão simples (CR ou AR);
  • Óculos com armação de acetato ou metal e lentes multifocal (CR ou AR); e/ou
  • Óculos com armação de acetato ou metal e lentes fotossensível. 

A especificidade será estabelecida pelo profissional médico, de acordo com a necessidade de cada beneficiário. Aprovado o pedido, o solicitante será encaminhado para fornecedor devidamente autorizado pelo Município para a confecção dos óculos. 

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá palestras com participação obrigatória dos beneficiários, visando a orientação e conscientização quanto a importância de cuidados com a saúde visual. 

Fonte: Assessoria Missal