Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agricultor tenta recuperar lavoura de milho danificada por granizo

A comunidade de Santa Rita, no interior de São Miguel do Iguaçu, foi uma das mais atingidas.

Agricultor tenta recuperar lavoura de milho danificada por granizo

Na região oeste do Paraná muitas lavouras estão com o milho safrinha (2022) adiantado em comparação ao ano passado (2021). E até as chuvas que eram irregulares voltaram a trazer esperança. Depois do fracasso nas últimas colheitas, por conta da seca e geadas, as boas precipitações estavam enchendo os agricultores de expectativas, mas, nem todo mundo está comemorando. Com a chuva também veio o granizo. A comunidade de Santa Rita, no interior de São Miguel do Iguaçu, foi uma das mais atingidas.


Segundo a defesa civil e o corpo de bombeiros o granizo atingiu 1,200 alqueires de lavouras. Apesar da frustração, as pedras de gelo não destruíram toda área plantada. Em outro setor da propriedade os estragos foram reduzidos. 

 Segundo o agricultor Gustavo Maggi, o temporal comprometeu 20% da lavoura, mas mesmo assim ele não vai desistir de recuperar as plantas danificadas. Outro desafio para o produtor é lidar com os custos de produção. A escalada de preços dos insumos fez fertilizantes e defensivos acumular altas como nunca visto antes. 

 Porém, com o preço do milho superando R$ 80 reais a saca e as chuvas voltando a regularidade, mesmo com alguns tropeços, a safra 2022 promete ser muito boa. E o melhor de tudo o agro não vai parar. 

 

Fonte: Costa Oeste News