Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mais de 4 mil corredores celebram esporte e natureza na Meia Maratona das Cataratas

Prova foi disputada na manhã deste domingo (20), após dois anos de expectativa.

Mais de 4 mil corredores celebram esporte e natureza na Meia Maratona das Cataratas

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu, na manhã deste domingo (20), mais de quatro mil corredores profissionais e amadores para a disputa da 13ª Maratona das Cataratas e Desafio 8km. Os participantes, vindos de todas as partes do Brasil e países como Paraguai, Argentina e Estados Unidos, espalharam energia no atrativo que abriga as Cataratas do Iguaçu.

As temperaturas amenas do começo da manhã motivaram ainda mais os atletas, que começaram a chegar antes do raiar do dia. Familiares, amigos e entusiastas do esporte puderam acompanhar a prova na estrutura montada em Porto Canoas, reconhecendo com aplausos o esforço de cada um dos inscritos.

O primeiro a completar os 21,1 quilômetros da Meia Maratona foi Alessandro de Souza, de Pinhais (PR), que fez o tempo de 1:09:47 e conquistou a vitória já em sua primeira participação. Alessandro, que é maratonista e tem planos de participar de uma corrida no Quênia no mês de outubro, pretende voltar para a Meia do ano que vem.

“É uma prova muito boa, a primeira parte é muito rápida. A segunda é um pouco mais travada, porém, a adrenalina da galera faz você não sentir o peso”, elogiou o ganhador. “Com certeza quero voltar no ano que vem, já estamos marcados. O clima é muito bom e a cidade é acolhedora. É tudo de bom”.

A segunda posição ficou com um companheiro de equipe, Robson Pereira de Lima, que fechou em 1:12:21. “É uma prova que há muito tempo eu vinha acompanhando e tinha um desejo muito grande de correr. Fico feliz de estar com a segunda colocação. O desejo é de treinar ainda mais, para voltar e lutar pelo primeiro lugar no pódio”, desafiou.

No feminino, a vitória foi de Luiza Cravo, de Niterói (RJ), que percorreu o trajeto em 1:26:50. “Estava um tempo muito bom, ajudou bastante. Foi uma prova bem disputada, senti que não podia afrouxar nem um segundo e fui assim até o final, sempre pensando que tinha gente atrás para me buscar”, revelou a campeã. 

Já o Desafio 8km foi vencido por Marcelo Romano Souza Alexandre, com 30:12. Rozelene Rodrigues Padilha, de Paranavaí (PR), foi a primeira no feminino, com tempo bruto de 33:36. “Não é fácil, mas dá para superar”, ponderou Rozelene, que já tinha ficado com o título em 2019. “No ano que vem, pretendo fazer a Meia Maratona”.

Os resultados completos, com os tempos de todos os corredores e a classificação final de todas as categorias, estão disponíveis no site https://meiamaratonadascataratas.com.br/.

Meia Maratona - Masculino (Geral):

1º - Alessandro de Souza - 1:09:47

2º - Robson Pereira de Lima - 1:12:21

3º - Fabio de Paula - 1:13:06

4º - Wagner Nunes dos Santos - 1:13:09

5º - Rodrigo Lopes - 1:13:20

Meia Maratona - Feminino (Geral):

1ª - Luiza Cravo - 1:26:50

2ª - Babi Beluco - 1:27:47

3ª - Fabiana Correia Ferreira - 01:29:03

4ª - Ana Paula Vega Lamim Leal - 01:31:34

5ª - Rebecca Maria Núñez Acosta (Paraguai) - 01:34:03

Desafio 8km - Masculino (Geral):

1º - Marcelo Romano Souza Alexandre - 30:12

2º - Leonardo Tadeu Oliveira - 31'08

3º - Gilson Borsatto - 31'22

4º - Luciano Jambeiro - 31'33

5º - Fredi Edgar Villamayor Torales (Paraguai) - 32'43

Desafio 8km - Feminino (Geral):

1ª - Rozelene Rodrigues Padilha - 33:36

2ª - Mariana Fortunato - 33:53

3ª - Maria Mônica Elias de Matos - 34:19

4ª - Carolina Lima Della Monica - 35:45

5ª - Elaine Regina Pauly Cervilha - 38:00

Retomada do turismo

A 13ª Meia Maratona das Cataratas foi uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida contou com o patrocínio da Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê. A promoção foi da RPC.

Para a chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Cibele Munhoz Amato, a edição deste ano foi especial. “Essa prova já é importante para o parque por todo o histórico que existe, mas essa foi especialmente emocionante, em função da sensação de que as coisas estão voltando e o desejo de que sejam muito melhores que antes”, afirmou.

Adelio Demeterko, diretor-executivo da Cataratas S.A., considerou o retorno da Meia Maratona, após dois anos de adiamentos, um momento de celebração. “A gente viu a emoção das pessoas na largada. Para nós, que fazemos a corrida, é um sentimento de missão cumprida poder entregar a prova em um dia lindo como esse”, comemorou.

“A Meia Maratona é muito importante, tanto para promover o destino turístico, como para movimentar a economia. Nós temos quatro mil pessoas aqui correndo, além dos acompanhantes e das famílias que vieram para Foz do Iguaçu, movimentando a economia, os hotéis, toda a cidade”, complementou Adelio.

Ênio Eidt, presidente do Fundo Iguaçu, tem o evento como uma importante ferramenta para a promoção do turismo. “O Fundo Iguaçu, desde que foi criado, sempre acreditou nos bons projetos. A Meia Maratona é um dos bons projetos na área de divulgação, que é uma das nossas prioridades. Participar como apoiadores é uma honra”, disse.

Felipe González, presidente do Visit Iguassu, reforçou a avaliação de Eidt. “A prova dá uma visibilidade extraordinária, principalmente na mídia nacional, e traz, além de participantes de vários lugares, uma simpatia para a cidade, porque une saúde e meio ambiente, o que tem tudo a ver com o nosso destino”, adicionou.

A 13ª Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida tem o patrocínio da Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu, Água Mineral Sferriê e Gatorade, com promoção da RPC.

Resultado completo da 13ª Meia das Cataratas (21 km): https://bit.ly/3isV5Gl

Resultado completo do Desafio 8K das Cataratas: https://bit.ly/3JwiW40

Mídias oficiais da Meia Maratona das Cataratas

Instagram: instagram.com/meiadascataratas/

Facebook: facebook.com/meiadascataratas

Twitter: twitter.com/MeiaMaratona

Mais informações

www.meiamaratonadascataratas.com.br

contato@meiamaratonadascataratas.com.br

Telefone: +55 (45) 3521-4438

Informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu

www.cataratasdoiguacu.com.br

contato@catarataspni.com.br

Telefone: +55 (45) 3521-4400

Fonte: Assessoria Cataratas S/A