Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Planejamento ajudou País a enfrentar maior escassez hídrica da história

Afirmação foi feita pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, almirante Anatalicio Risden Junior, na abertura do Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica, em Foz

  • 17/03/2022
  • Foto(s): Sara Cheida | Itaipu Binacional
  • Região
Planejamento ajudou País a enfrentar maior escassez hídrica da história

O setor elétrico nacional passa por um acelerado processo de modernização, impulsionado pelas novas tecnologias, planejamento, diversificação de fontes e maior sinergia entre poder executivo, Congresso Nacional, órgãos de controle, agentes do setor e sociedade. Esse cenário ajudou o País a superar, em 2021, a maior crise hídrica da história, assegurando ao sistema estabilidade e segurança.

A afirmação foi feita pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior, na abertura do XV Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica (Sepope), na terça-feira (15), em Foz do Iguaçu (PR).

O evento é organizado pelo Cigré-Brasil, com apoio institucional da Itaipu, e segue até sexta-feira (18), reunindo representantes de conselhos regulatórios, órgãos de planejamento, operadores do sistema, indústria, universidades, consultores e centros de pesquisa. É considerado um dos mais importantes do segmento no País.

De acordo com almirante Risden, “tivemos [em 2021] um minucioso planejamento, coordenação, transparência e muito trabalho, e conseguimos superar essa conjuntura desafiadora por meio de decisões tomadas, que se mostram acertadas”. O diretor-geral brasileiro mencionou ainda a última atualização do Plano Decenal de Expansão de Energia, lançado pelo Empresa de Pesquisa Energética (EPE), sob orientação do Ministério de Minas e Energia, que prevê crescente participação das fontes renováveis (como solar e eólica) na matriz elétrica brasileira.

Neste contexto, segundo ele, é cada vez maior a necessidade de ampliar o diálogo entre os diferentes agentes do sistema. “Se por um lado [as novas fontes] trazem diversificação e menores custos, por outro acompanham consigo grandes desafios ao planejamento. Com menor participação das hidrelétricas, hoje não temos que garantir apenas o atendimento energético da carga do País, mas também a confiabilidade elétrica e o atendimento à demanda.”

O diretor-geral ressaltou a contribuição da Itaipu para a desoneração tarifária, com aportes à Conta de Comercialização da binacional, gerida pela Eletrobras, e o investimento de mais de R$ 1 bilhão para a revitalização do sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão (HVDC) de Furnas, “que escoa a nossa energia sem onerar a tarifa paga pelos consumidores”. Destacou ainda o processo de atualização tecnológica das unidades geradoras.

O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira da Silva, representando o ministro Bento Albuquerque, disse que o processo de transição energética produz diferentes impactos em todos os países, especialmente para o conjunto da economia global.

“Não é por acaso que o Brasil é tido como um país líder no tema transição energética”, indicou, mencionando que as fontes limpas e renováveis são responsáveis por quase 50% do fornecimento total de energia do Brasil, ante menos de 20% da média mundial. “O governo tem procurado fazer a sua parte com a construção de um ambiente de negócios estável e favorável a investimentos.”

O diretor de Geração da Eletrobras, Pedro Luiz de Oliveira Jatobá, também presente na abertura do simpósio, reforçou a importância do planejamento em ambiente de transição energética e a necessidade da construção de soluções compartilhadas. “Eventos como o Sepope são uma oportunidade rica de ampliar o conhecimento, intercambiar experiências e tirar as pessoas um pouco do isolamento que nós tivemos nos últimos dois anos. E, efetivamente, compartilhar e construir uma visão conjunta e cooperada sobre as alternativas que nós temos pela frente”.

Evento presencial

Realizado no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort, o Sepope é o primeiro evento presencial organizado pelo Cigré-Brasil desde o início da pandemia de covid-19, lembrou o diretor técnico da entidade, Iony Patriota. Também participaram da abertura o diretor técnico executivo da Itaipu, David Krug; o diretor administrativo-financeiro do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Flaviano da Costa Masnik; o presidente da Thymos Energia, João Carlos Mello – entre outras autoridades do setor elétrico brasileiro.

A programação continua nesta quarta-feira (16) e segue até sexta (18). Estão previstas 19 sessões técnicas, divididas em mais de 80 apresentações. Também foram agendados três painéis de discussão para tratar sobre Planejamento a médio e longo prazo, Aspectos operativos e comercialização de energia e Novos desafios e Evolução Tecnológica em geração, transmissão e distribuição.

Haverá ainda apresentação de artigos (invited papers) e trabalhos técnicos, com ênfase nos temas planejamento e operação de sistemas e outros aspectos tecnológicos, como técnicas computacionais avançadas aplicadas ao setor, integração de ferramentas de simulação e mercado de energia.

Mais informações na página do XV Sepope na internet: https://www.sepope.com.br/.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional