Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Incentivos são concedidos ao Projeto Galinha Feliz na Comunidade Quilombola de Guaíra

O programa é dirigido e coordenado pela equipe do CRAS e pela Diretoria de Proteção Social Básica, com incentivo inicial da ex-secretária de Assistência Social, Lumi Suga.

  • 03/03/2022
  • Foto(s): Assessoria SEMAS
  • Região
Incentivos são concedidos ao Projeto Galinha Feliz na Comunidade Quilombola de Guaíra

O Município de Guaíra, por meio Secretaria Municipal de Assistência Social, via Centro de Referência de Assistência Social — CRAS, concedeu 100 metros de tela para incentivar a Comunidade Quilombola Manoel Ciriaco dos Santos, na implantação do projeto Galinha Feliz. A proposta da iniciativa é gerar renda através de técnicas sustentáveis de empreendedorismo.

O programa é dirigido e coordenado pela equipe do CRAS e pela Diretoria de Proteção Social Básica, com incentivo inicial da ex-secretária de Assistência Social, Lumi Suga. 

No mês de julho de 2021, os servidores da secretaria foram até a comunidade quilombola para ouvir sobre suas necessidades. Na visita, foram pontuados que os homens da comunidade estão envolvidos nas atividades de horticultura, piscicultura e que havia a necessidade de alguma atividade para as mulheres do local, com o intuito de estimular a renda e a autonomia. 

Em outubro do mesmo ano, após iniciativa da diretora de Proteção Social Básica, Ana Rosa Guterres, foi realizada uma visita técnica ao sítio da Sra. Valentina e do Sr. Arnes Hoffmann, na cidade de Terra Roxa/PR, para conhecer o Projeto Galinha Feliz. Na ocasião, os membros da comunidade demonstraram grande interesse em implantação da atividade.

No mês seguinte, novembro, o Município de Guaíra foi contemplado com 25 vagas no Projeto Renda Agricultor Familiar Expansão 2021/2022, uma das ações do Programa Nossa Gente Paraná. O projeto visa geração de renda, inclusão socioprodutiva e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais em situação de vulnerabilidade social. 

Neste sentido, foram incluídas 03 famílias da Comunidade Quilombola que se enquadraram nos critérios para receber um incentivo financeiro de R$ 3.000,00 para aplicação exclusiva no Projeto Galinha Feliz. Ainda no mês de novembro de 2021, a equipe do CRAS e do Instituto do Desenvolvimento Rural — IDR PR, estiveram na comunidade quilombola, junto de Valentina, onde realizaram diversas orientações para concretizar a implementação do projeto, entre elas os procedimentos para gestão e implementação da iniciativa.

Vale enfatizar que o Projeto Galinha Feliz consiste no método de criar os animais soltos, com alimentação balanceada, água em abundância, e espaço para circulação, ou seja, um método que garante uma situação de menor estresse e maior contato com a natureza ao animal.

Em 2022, sob a direção da nova secretária de Assistência Social, Keila Marta, foram realizadas novas visitas para acompanhar o andamento do projeto. No início de fevereiro, dando seguimento ao apoio da secretaria na iniciativa, foram entregues 100 metros de tela para que os recursos do Projeto Renda Agricultor sejam investidos na aquisição de pintinhos.

"Agradeço toda a equipe do SUAS — Sistema Único de Assistência Social, do CRAS, e de modo geral os colaboradores da Secretaria de Assistência Social que desempenham o grande trabalho de ajudar o próximo na nossa cidade. Que essa iniciativa possa gerar grandes frutos e contribuir com a renda da comunidade quilombola", salienta Keila Marta.

Fonte: Assessoria Guaíra