Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Município de Missal esteve representado na Conferência Regional de Saúde Mental em Medianeira

Na ocasião a abertura da Conferência foi feita por Maria Luiza da Silva, que presidiu o evento representando a 10ª Regional de Saúde.

  • 25/02/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Município de Missal esteve representado na Conferência Regional de Saúde Mental em Medianeira

No dia 08 de fevereiro foram eleitos os delegados para representar o município de Missal na Conferência Regional de Saúde Mental. O evento foi em Medianeira nesta quinta-feira, 24 de fevereiro e contou com a participação destes delegados eleitos. Além disso, as propostas apresentadas na plenária municipal estavam entre as propostas regionais para serem debatidas por eixos.

Na ocasião a abertura da Conferência foi feita por Maria Luiza da Silva, que presidiu o evento representando a 10ª Regional de Saúde. Houve ainda uma importante palestra com Antônio Batista Santana Junior, gerente técnico do CAPSI de Foz do Iguaçu. Ele trouxe o histórico da saúde mental no País e ainda reflexões quanto à legislação vigente. Os participantes foram divididos em grupos para discussão dos eixos temáticos.

O tema central da discussão foi “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Houve também a eleição dos delegados para a participação na Conferência Estadual de Saúde Mental.

Divididos em 04 eixos temáticos e sub-eixos, foram discutidas e apontadas as principais propostas: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Participantes de Missal

São 08 delegados de Missal que estiveram na Conferência Regional em Medianeira:

Entre os 04 usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) foram Gentil Rosa, Nilo Finkler, Edi Elisabeth May e Lúcia Geni Strieder Scherer. Entre os 02 profissionais da área, a psicóloga Neusa Della Libera e Assistente Social Andreia Konzen Scherer. Entre os dois gestores/prestadores, foram a secretária Silvia Maccari Petricoski e representando a Apae, Marlei Feyh Luzzi.

Fonte: Assessoria Missal