Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agricultura familiar comemora resultado positivo no 34º Show Rural Coopavel

Com incentivo do IDR-PR e Sistema Cresol os pequenos produtores ganham impulso na comercialização no maior evento do agronegócio da América Latina.

Agricultura familiar comemora resultado positivo no 34º Show Rural Coopavel

O Show Rural Coopavel, maior evento do agronegócio da América Latina, foi palco para a agricultura familiar entre os dias 07 e 11 de fevereiro de 2022. Na 34ª edição 26 pequenos produtores tiveram um espaço especial para divulgarem seus produtos. No pavilhão da Agricultura Familiar foram mais de 100 tipos de produtos em exposição como, embutidos, cachaças, vinhos, conservas, derivados de mel e frutas.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) impulsiona esses produtores através de assessoramento técnico. Segundo a coordenadora estadual de agroindústrias do IDR-PR, Karolline Masques da Silva, a semana foi especial para os produtores, pois tiveram oportunidades para prospectar o mercado varejista e vender os produtos.

Com impulso da Cresol, a produtora de derivados de leite do município de Dois Vizinhos, Eliane Mergerner da Silva, contou que este foi o primeiro ano que participou da feira.

Segundo ela, todos os produtos foram vendidos superando as expectativas. Com o apoio da Cresol ela conseguiu aumentar a produção, mas o sonho ainda é grande e com a parceria da Cooperativa, através de financiamento, ela deseja entregar para vários municípios paranaense.

A parceria entre Cresol e cooperados é fruto de longo trabalho realizado com dedicação e foco no cooperativismo. Segundo o presidente da Cresol Costa Oeste, Adenilson Zanelatto, várias famílias tiveram sonhos realizados por parcerias como a do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que disponibiliza diversas linhas de créditos para o agricultor familiar.

O presidente ressaltou a alegria e satisfação de participar de eventos que enaltece o setor do agronegócio. Ele agradeceu a parceria do Sistema Cresol e IDR-PR pela dedicação em atender às demandas principalmente do setor de alimentos.


No pavilhão da Agricultura Familiar a Agroindústria Dani, do município de Guaraniaçu, também foi destaque. A família trabalha unida na produção de chips artesanal e também vendeu praticamente todo o estoque de produtos levados para o Show Rural.

Segundo o agricultor, Igor Antonio Dani, o processo de fabricação é totalmente artesanal, desde o plantio da matéria-prima até a produção final. Atualmente eles entregam para várias cidades entre elas, Foz do Iguaçu, Guaíra, Maringá e Guarapuava, mas com a visibilidade proporcionada pelo evento acredita na expansão.


O pavilhão da Agricultura Familiar foi inaugurado na terça-feira (08) e contou com a presença de diversas autoridades entre elas do vice-governador do Paraná, Darci Piana, secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, entre outros.

Segundo a assessoria do Show Rural Coopavel, o volume de comercialização foi de R$ 3,2 bilhões, o maior da história, superando o resultado de fevereiro de 2020, quando as vendas atingiram a cifra de R$ 2,7 bilhões. O público fechou com 285.212 e o número de expositores chegou a 585.


Fonte: Costa Oeste News