Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu se ilumina de azul pelo Dia Mundial do Câncer

Durante todo o mês de fevereiro, estruturas estarão coloridas de azul para participar da campanha internacional World Cancer Day.

  • 03/02/2022
  • Foto(s): Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
  • Região
Itaipu se ilumina de azul pelo Dia Mundial do Câncer

Ao longo do mês de fevereiro, estruturas da Itaipu Binacional estarão iluminadas com a cor azul, em alusão ao Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro). A usina integra um grupo de edifícios, monumentos e edificações de mais de 130 países que usarão as cores azul ou laranja como forma de conscientização na luta contra a doença, em suas mais diversas formas.

Em Itaipu, serão iluminadas as calotas do Canal da Piracema; a fachada do Centro de Recepção de Visitantes; e o monumento da criação da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).

O pedido partiu da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), uma federação de ONGs de combate ao câncer de mama de atuação nacional, que conta com 76 instituições associadas em 20 estados mais o Distrito Federal.

Há anos, a Femama traz para o Brasil a campanha global worldcancerday.org, com o objetivo de reduzir o impacto global do câncer. O World Cancer Day é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer (UICC).

Este ano, o tema da campanha é “Por cuidados mais justos”. O objetivo é reduzir o estigma, ouvir as perspectivas das pessoas que vivem com câncer e deixar que essas experiências guiem pensamentos e ações de pacientes, médicos e comunidade.

“Câncer” é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem atingir outras regiões do corpo.

Descubra mais sobre o tema e sobre formas de prevenção visitando o site https://diamundialdocancer.femama.org.br/2022/.

Iluminação

Essa é a primeira vez que estruturas da usina são iluminadas em função do Dia Mundial do Câncer, mas em 2021 a cor azul dominou esses locais em três ocasiões. A usina mostrou sua adesão ao movimento da Síndrome do X Frágil, em junho; à campanha Coração Azul, contra o tráfico de pessoas, em julho; e ao Novembro Azul, na luta contra o câncer de próstata.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,8 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 8% de toda a energia consumida pelo Brasil e aproximadamente 85% do Paraguai.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional