Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Procon Medianeira alerta sobre compras pela internet

Por lei, os dados do fornecedor devem ser informados no site de maneira clara e com destaque, de preferencia na pagina principal.

  • 20/01/2022
  • Foto(s): Assessoria Medianeira
  • Região
Procon Medianeira alerta sobre compras pela internet

Cada vez mais o consumidor esta optando pelas compras pela internet, e consecutivamente aumentam o numero de reclamações relacionadas ao segmento, listamos alguns itens que devem ser observados no momento da escolha da loja.

Identifique o fornecedor por completo, seu site, razão social, CNPJ ou CPF, endereço físico e eletrônico, telefone de contato para atendimento ao consumidor, o registo de domínio no https://registro.br.  O consumidor deve ter cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular.

Por lei, os dados do fornecedor devem ser informados no site de maneira clara e com destaque, de preferencia na pagina principal.

O cliente pode confirmar o CNPJ, razão social, endereço e situação cadastral do fornecedor no site da Receita Federal, www.receita.fazenda.gov.br, na inconsistência não compre. 

Evite fornecer dados pessoais quando se usa computadores ou redes de Wi-Fi públicos. Se for um site desconhecido, que a pessoa nunca usou ou nunca teve nenhum tipo de recomendação, vale conferir os comentários de outros usuários.

Produtos ligados à saúde, estética e alimentação precisam de registros nos órgãos reguladores, como Anvisa e Ministério da Agricultura. 

Com relação a características do produto, antes de comprar, analise a descrição do produto, compare-o com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se de que o produto atende sua real necessidade.

O fornecedor é obrigado a discriminar no preço toda despesa adicional que houver, inclusive o frete. É aconselhável aproveitar as promoções de frete grátis. 

Conhecer a política de troca e devolução dos produtos. Salvar ou imprimir todos os comprovantes que demonstrem a compra e confirmação de pedido. Guarde a nota fiscal.

Redobre os cuidados e desconfie quando o site coloca como única forma de pagamento o depósito em conta ou PIX, especialmente quando for para pessoas físicas. 

Sempre consultar a lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificados,  não responderam ou não foram encontrados que pode ser acessado pelo endereço http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

O site falso ou clonado, é uma cópia perfeita de lojas tradicionais e tem domínios similares aos verdadeiros, por isso é necessário checar a URL, o endereço que é digitado no navegador, para avaliar se há algo de estranho nela.

Muito cuidado com as superpromoções e ofertas tentadoras no e-mail ou em mídias sociais (posts patrocinados). Ao clicar nesses links, o consumidor pode ser direcionado para sites falsos que vão captar dados para aplicar golpes. 

O Procon Medianeira atende no 3º andar da Prefeitura e pelo telefone 151.

Fonte: Assessoria Medianeira