Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Centro de Controle Animal ganha novo playground para pets em Guaíra

Com a implantação do Playground Pet os animais estão realizando terapias periódicas para minimizar a ansiedade e estresse com objetivo de melhorar a sociabilidades com as pessoas e outros animais.

  • 18/01/2022
  • Foto(s): Assessoria Guaíra
  • Região
Centro de Controle Animal ganha novo playground para pets em Guaíra

O Município de Guaíra por meio da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, iniciou no mês de janeiro um importante trabalho para a saúde e bem-estar dos animais.

Com a implantação do Playground Pet os animais estão realizando terapias periódicas para minimizar a ansiedade e estresse com objetivo de melhorar a sociabilidades com as pessoas e outros animais.

Muitos animais chegam ao Centro de Controle Animal, vítimas de maus tratos, abandono e com a saúde física e psicológica debilitada, apresentando comportamento arisco, agressivo e muitas vezes com aversão a pessoas. Para que os animais, volte a ter confiança nos seres humanos para poderem ser adotados com segurança, é necessária a recuperação plena, além de cuidados médicos, alimentação balanceada e local adequado, há necessidade de terapias alternativas.

O Playground também é utilizado para exercícios de fisioterapia e para recuperação de animais vítimas de acidentes ou outras enfermidades musculoesqueléticas. Nos dias de altas temperaturas, na água dos cães é colocado gelo, o que serve como enriquecimento ambiental para distração dos animais.


Na construção do Playground Pet foi utilizado apenas materiais reciclados, indo ao encontro dos princípios da sustentabilidade ambiental. É importante ressaltar que o Centro de Controle Animal foi planejado dentro dos princípios sustentáveis, com captação de água da chuva para higienização das instalações e projeto elétrico adaptado para recebimento de placas eletro voltaica para produção de energia solar. No Local já foram plantadas 30 árvores nativas com objetivo de paisagismo e sombreamento das instalações para melhorar o conforto térmico dos animais. No empreendimento também é realizado trabalho de separação do lixo reciclável e orgânico. O material reciclado é encaminhado para a Associação de Catadores de Guaíra e o lixo orgânico é utilizado na produção de adubo que será usado na horta e na manutenção da jardinagem.

O médico veterinário e coordenador de Fiscalização Ambiental, Julio Cesar Juvenal, agradece o empenho das estagiárias Lara e Isabel, dos servidores terceirizados e demais colaboradores.

Para o Secretário de Agropecuária, infraestrutura e Meio Ambiente e vereador licenciado Luis Carlos Lima Ferroquina, esta ação, representa uma nova vida para aqueles animais que já sofreram muito e foram resgatados, sendo muito bem cuidados e preparados para a adoção.

Fonte: Assessoria Guaíra