Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Saúde de São Miguel apresenta dados sobre Covid-19 e Influenza H3N2 para os membros do COE

O prefeito Motta, e o vice-prefeito, Claudio Rodrigues, também participaram da reunião.

Saúde de São Miguel apresenta dados sobre Covid-19 e Influenza H3N2 para os membros do COE

Representantes da secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu realizaram na manhã desta quinta-feira, 13, uma apresentação dos dados de Covid-19 e Influenza H3N2 registrados no município para os integrantes do Comitê de Operações de Emergências (COE). O prefeito Motta, e o vice-prefeito, Claudio Rodrigues, também participaram da reunião.

De acordo com o apresentado, os atendimentos na Ala Respiratória montada no Complexo Hospitalar Municipal, antiga Ala Covid, subiram mais de 200% nos últimos dias e os casos confirmados também estão crescendo diariamente. Segundo com o último levantamento, São Miguel do Iguaçu tem 187 casos confirmados de Covid-19 e 15 casos confirmados de Influenza H3N2.

Apesar desses números registrados, o município vai continuar seguindo as orientações do Estado e, no momento, não está sendo levantada a possibilidade de implantar medidas restritivas. Muito se deve pela alta taxa de vacinação, que faz que com o município tenha apenas dois pacientes internados, sendo que nenhum deles precisou ser intubado.

É importante ressaltar que é preciso a colaboração de toda a comunidade para evitar o agravamento da pandemia e a necessidade de restrições. Cada um precisa fazer a sua parte tomando todas as doses de vacina previstas, fazendo o uso de máscara, higienização das mãos e evitando aglomerações.

COVID-19

O aumento dos casos positivos de Covid-19 começou a ser registrado na última semana, porém, desde a última segunda-feira, 10, que as confirmações foram aumentando mais expressivamente, chegando aos atuais 187 casos ativos, totalizando 4004 casos confirmados ao longo de toda a pandemia.

Dos casos confirmados, nenhum deles está em estado grave, necessitando de intubação. De acordo com a secretaria de Saúde, isso se deve a alta taxa de vacinação registrada no município.

No momento, a taxa de aplicação da 1ª dose ou dose única está em 100,11% do público estimado, totalizando 20.794 munícipes com idade a partir dos 18 anos. Deste total, 18.322 pessoas, ou seja, 90,86% já receberam a 2ª dose e 4.321 (23,58%) receberam a 3ª dose (reforço).

Em relação aos adolescentes de 12 a 17 anos, 2.071 receberam a primeira dose, o que representa 103,65% do público estimado e 1.230 receberam a 2ª dose, correspondendo a 59,39% do total.

E a procura pela imunização também tem aumentado nos últimos dias. Somente nos três primeiros dias desta semana, foram aplicadas 687 doses contra Covid-19.

Essa grande procura tem feito com que se forme fila para imunização. A Saúde já aumentou o número de vacinadoras e está tomando as medidas possíveis para agilizar a aplicação das doses. Ao mesmo tempo pede a compreensão dos munícipes.

No momento, as doses estão sendo aplicadas na Central de Vacinação contra Covid-19, localizada na Rua Nereu Ramos, nº 440, centro, ao lado do Transporte da Saúde e em frente à Escola Municipal Vitorino Barbiero.

H3N2

Em paralelo ao aumento de casos de Covid-19, também estão sendo registrados casos positivos de Influenza H3N2. Até o momento já foram confirmados 15 casos da doença, que é uma nova cepa da gripe, como é chamada popularmente.

No Paraná, a secretaria de Estado da Saúde (Sesa) declarou epidemia da de H3N2, tendo sido registrados 182 casos confirmados e 12 mortes provocadas pela doença.

Assim como contra a Covid-19, a prevenção contra a Influenza H3N2, que também é uma doença respiratória, ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos, além da vacinação.

A vacina contra a Influeza é a mesma que é aplicada anualmente contra a gripe. Hoje todo o cidadão são-miguelense com idade a partir dos 6 meses pode receber a vacina. Basta procurar uma das Unidades de Saúde munido dos documentos pessoais e receber a dose.

O intervalo que precisa ser adotado entre a vacina contra a Covid-19 e a Influenza é de 24 horas.

Em relação aos testes para detectar a doença, após serem realizadas as coletas, as amostras são encaminhadas para regional de Foz do Iguaçu, que reencaminha para o LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná) realizar o exame. Por isso, o resultado pode demorar alguns dias para sair.

ATENDIMENTOS

Os pacientes que apresentarem sintomas de doenças respiratórios devem procurar a Ala Respiratória do Complexo Hospitalar Municipal, local onde estão sendo realizados os atendimentos para os casos de doenças como a Covid-19 e H3N2, além de outras respiratórias.

Com o aumento repentino de casos suspeitos e automaticamente da demanda de atendimentos, a equipe do Complexo está se desdobrando para dar atendimento o mais rápido o possível. Porém, com uma média de mais de 100 atendimentos por dia, é preciso que a população tenha compreensão, pois existe uma pequena demora. A equipe está desfalcada, com alguns profissionais afastados após confirmarem Covid-19 e novos profissionais estão sendo contratados para suprir a necessidade.

Alternativas também estão sendo analisadas, como por exemplo, a descentralização dos atendimentos de casos respiratórios, o que deverá ocorrer em breve.

O novo diretor de vigilância e atenção básica em saúde, Djonathan Adamante, falou um pouco mais sobre essa situação aqui no nosso município:


Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu/Costa Oeste News