Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Morre ex-presidente da Lar Cooperativa, Ignácio Donel

O corpo está sendo velado na sede social do Clube União e o sepultamento será as 17 horas no Cemitério Municipal de Medianeira.

  • 11/01/2022
  • Foto(s): Redes Sociais
  • Região
Morre ex-presidente da Lar Cooperativa, Ignácio Donel

Faleceu ontem, 10 de janeiro de 2022, o ex-presidente da Lar Cooperativa, Ignácio Aloysio Donel, aos 85 anos.

Donel dedicou toda sua vida profissional ao cooperativismo, tendo sido o primeiro gerente da atual Lar Cooperativa (que nasceu Sipal, depois Cotrefal, até chegar a denominação atual) e reeleito por diversas vezes. Sempre foi ardoroso defensor da máxima participação dos cooperados em suas cooperativas. Foi conduzido à presidência da Ocepar para completar o mandato de Thiesen, então eleito presidente da OCB. Donel idealizou e implantou os Núcleos Regionais Cooperativos, de forma a buscar soluções regionais para os problemas relacionados com o desenvolvimento do sistema cooperativista. Na Ocepar, liderou a implantação do Cooperativismo de crédito rural, tendo sido presidente da Sicredi Paraná.

Ignácio Aloysio Donel gaúcho de Cerro Largo (RS) chegou ao Paraná em 1965 com a missão de legalizar em Missal a Cooperativa Comasil, que já operava informalmente. Esse ex-professor com conhecimento, disciplina, diplomacia e visão foi conquistando confiança e se tornou uma expressão cooperativista. Homem simples, encerrou sua missão pública na década de 90 e voltou para a terra, suas raízes, no interior de Céu Azul. Nunca se considerou personalidade, apesar de ter sido condecorado inúmeras vezes em sua trajetória de vida. Recebeu a Comenda Nelson Simonatto pela Associação Empresarial de Medianeira – Acime reconhecendo sua articulação no setor industrial no município sob a égide do cooperativismo. Antecedeu a condecoração a palestra sobre “Biopark-Parque Tecnológico de Biociências” de Toledo.

Durante mais de 30 anos, Ignácio Aloysio Donel foi figura de destaque no sistema cooperativista regional e estadual. Em funções de comando, nos Comitês Educativos, cooperativismo de crédito, na defesa dos associados atingidos pelo Lago de Itaipu, nas lutas políticas por preço justo aos produtos agrícolas, na mobilização pela abertura da Estrada do Colono e em inúmeras atividades comunitárias; Donel marcou época com seu carisma, determinação, inteligência, visão de negócios e ideias futuristas. Durante 10 anos foi professor primário comunitário na Escola São José, em Pinheiro Machado, comunidade que na época pertencia ao município de Cerro Largo (RS).

Nos 26 anos em que esteve no comando da antiga Comasil, depois Cotrefal e agora Lar, seu nome ecoou pelos campos, pelos montes, nas pequenas e médias propriedades, nos gabinetes de prefeitos e parlamentares, nas vilas e cidades, e passou a ser um símbolo do cooperativismo nativo, de berço, de raiz. Foi fundador e primeiro presidente do Sindicato Rural de Medianeira.

Teve a missão de legalizar a cooperativa, a partir de 1965, e nessa época também lutou e conseguiu regularizar pendências fundiárias da antiga Gleba dos Bispos. Para tanto, usou inclusive recursos particulares. Viajou para Curitiba e depois ao Rio de Janeiro. Na “cidade maravilhosa”, acampou durante uma semana defronte do escritório do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, o antigo IBRA, até conseguir uma solução para as terras que estavam “enleadas”, como acontecia, frequentemente, em colonizações no Paraná. Donel foi também o primeiro vereador eleito para representar a vila de Missal na Câmara de Medianeira.

Ignácio Aloysio Donel, também atuou na concretização da retomada do funcionamento do antigo Frigorífico Medianeira, cuja massa falida foi adquirida por um grupo de Cooperativas.

O corpo está sendo velado na sede social do Clube União e o sepultamento será as 17 horas no Cemitério Municipal de Medianeira.


Fonte: Costa Oeste News com Revista Mosaicos e Livro 40 anos da Lar Cooperativa

Autor do post