Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu decreta situação de emergência pública devido à estiagem e crise hídrica

Com esse decreto, os agricultores terão um maior suporte jurídico para renegociar financiamentos e parcelamentos adquiridos com os agentes financeiros.

  • 07/01/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
São Miguel do Iguaçu decreta situação de emergência pública devido à estiagem e crise hídrica

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu publicou no Diário Oficial Eletrônico de quinta-feira, 06, o decreto nº 005/2022 que declara situação de emergência pública em razão do alto nível de estiagem e crise hídrica. 

O documento leva em consideração as dificuldades extremas enfrentadas pelos produtores em geral (pastagens, cultivares, criadores de suínos, bovinos, aves, produtores de leite, hortifrúti e outros), devido à escassez de chuvas e aumento da temperatura, que tem prejudicado a produção e colheita, e o fato de que os produtores rurais, de toda cadeia produtiva primária, financiam junto às instituições bancárias a produção agropecuária e muitos não possuem o seguro agrícola e, devido à escassez de chuva e elevadas temperaturas não irão produzir o suficiente para sanar as dívidas.

‘Nosso município é essencialmente agrícola e nossa economia depende muito do agronegócio. Estamos muito preocupados com essa estiagem e vamos fazer tudo o que for possível para ajudar nossos agricultores’, afirmou o prefeito Motta. 

Com esse decreto, os agricultores terão um maior suporte jurídico para renegociar financiamentos e parcelamentos adquiridos com os agentes financeiros, bem como o acionamento de seguro, para quem possuir o mesmo.


De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Marcelo Alexandre, em algumas regiões da cidade as perdas na safra se aproximam dos 70%. ‘A colheita está bastante avançada e a produção gira em torno de 25 a 55 sacas por alqueire. Estimamos que na agricultura o produtor está deixando de faturar aproximadamente R$6.500,00 por hectare’, destacou. 

Além da perda na safra, outros setores da produção também foram afetados, como por exemplo, a bacia leiteira e a pecuária. ‘ Para muitos produtores o milho nem deu corte de silagem, reduzindo assim significativamente o valor nutricional da alimentação dos animais e gerando uma grande redução na produção do leite, além das pastagens estarem em estado crítico’, lembrou o secretário. 

A crise hídrica também castigou os produtores de frango e suínos, que precisaram de apoio do Governo Municipal para abastecer caixas d’água das propriedades. ‘O caminhão-pipa da prefeitura trabalhou o ano de 2021 inteiro socorrendo aviários e pocilgas. Teve casos onde poços artesianos com quase 200 metros de profundidade não deram conta de abastecer a propriedade. No último trimestre de 2021 a situação se agravou’, afirmou Marcelo Alexandre.

O decreto também autoriza órgãos e entidades do município a realizarem as comunicações necessárias às ações de conscientização da população quanto à economia e uso racional da água. ‘Temos que ter consciência e não desperdiçar água. Municípios próximos a São Miguel tiveram que fazer racionamento no ano passado e precisamos fazer a nossa parte’, lembrou o prefeito Motta. 

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu