Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE: Produtor rural decide trocar parreirais de uva por pitayas

A pitaya tem conquistado o gosto dos brasileiros por ser rica em vitaminas C, D, complexo B e minerais, além de ter uma beleza exótica.

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE: Produtor rural decide trocar  parreirais de uva por pitayas

Seca, geada e granizo afetaram a produção de frutas na região. Mas, uma em especial resistiu a tudo isso. A pitaya. Foi exatamente esta característica que levou o produtor rural Sidinei Rodrigues da Costa, deixar a uva de lado e investir na nova cultura, em São Miguel do Iguaçu. 



O produtor rural já era apaixonado pela beleza das flores e dos frutos e decidiu escolher um pequeno pedaço de sua serra, como gosta de chamar, para observar o desenvolvimento da pitaya.

A pitaya tem conquistado o gosto dos brasileiros por ser rica em vitaminas C, D, complexo B e minerais, além de ter uma beleza exótica. Originária do México e de países da América Central, está cada vez mais presentes nas propriedades do oeste paranaense. Boa fonte de renda e muito adaptável, não exige solo e relevo em perfeitas condições.  

Sidinei iniciou o projeto com 1,900 plantas e pretende ampliar o pitayal para 3,500 pés. A expectativa é colher até mil quilos da fruta no primeiro ano. Porém, o produtor é cauteloso e pretende estudar a nova cultura para adquirir mais experiência e melhores resultados.  Com dedicação e trabalho duro o produtor rural renova suas esperanças. 


Fonte: Costa Oeste News