Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estiagem deve afetar safra de grãos em Missal com estimativa de 80% de perdas

Os volumes de chuva não foram o suficiente para amenizar a situação, nem mesmo nos locais onde ocorreram pancadas com um volume um pouco maior.

Estiagem deve afetar safra de grãos em Missal com estimativa de 80% de perdas

Quem imaginaria que após um ano de boa colheita como foi o de 2020 e com bons preços da saca de soja para o Produtor, teríamos uma situação tão preocupante como esta do final de 2021. A falta de chuva tem preocupado não só os produtores rurais, mas as Administrações Municipais, o Comércio, a Indústria, afinal, a região tem sua base econômica do Agronegócio.

Na tarde desta quinta-feira, 30 de dezembro, técnicos da Lar Cooperativa Agroindustrial se reuniram para avaliar a projeção de perdas em Missal. Há produtores que já estão colhendo, outros ainda se preparam para a colheita. Há aqueles que optaram pelo plantio mais tardio que devem aguardar mais alguns dias, porém, as previsões pluviométricas não são otimistas. Ao menos é o que apontam os institutos meteorológicos.

Segundo informações dos técnicos da Cooperativa a estimativa de perda da safra com a seca em Missal é de 80%. Os volumes de chuva não foram o suficiente para amenizar a situação, nem mesmo nos locais onde ocorreram pancadas com um volume um pouco maior. 

A previsão inicial para a colheita era de 60 sacas por hectare. No entanto a média estimada deve ficar em torno de 12 sacas por hectare, segundo avaliação dos técnicos. “Esta é a situação do momento. As perdas vão se agravando com os dias sem chuvas”, lamenta um dos técnicos que auxiliou na avaliação.


Fonte: Assessoria Missal