Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Seca e pandemia castigam pequeno produtor rural

As chuvas não têm sido suficientes nos últimos anos. Os riachos estão secando e desaparecendo e as plantas estão sofrendo.

Seca e pandemia castigam pequeno produtor rural

Palmitos, frutas, café e até seringueiras. Tudo cultivado no sistema agroecológico, mas a falta de água tem castigado. As chuvas não têm sido suficientes nos últimos anos. Os riachos, na comunidade de Urussanga, em São Miguel do Iguaçu, estão secando e as plantas estão sofrendo. Seu Luiz Antonio Arruda está vendo as consequências na sua agrofloresta. O café não produz mais, as amoras estão secando, os citrus estão com poucas frutas.

A agrofloresta é um modelo que consegue associar a produção de alimentos e a preservação das florestas, trazendo vantagens para os dois ecossistemas. Há cerca de 20 anos está propriedade era desprotegida e sofria com erosões. 

Desde então seu Arruda tem transformado o plantio convencional em um sistema altamente sustentável. Ele também planta feijão, amendoim e recentemente começou a investir em morangos para garantir mais uma renda. Mas, sem chuva tudo está mais difícil. 

Este local já foi visitado por pessoas do Brasil todo. Mas, o turismo rural cessou com a pandemia. Porém, ele está longe de desanimar, com muita vitalidade, continua sonhando aos 65 anos. Sabedoria de sobra para agradecer as conquistas. Enquanto houver verde seu Arruda e sua família estarão felizes.

Fonte: Costa Oeste News