Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Oficinas de capacitação beneficiam 130 guairenses

As vagas preenchidas quase em totalidade foram pelas famílias em acompanhamento pelos serviços socioassistenciais e as restantes, ocupadas pela comunidade, em geral, inscrita no Cadastro Único.

  • 01/12/2021
  • Foto(s): Assessoria Guaíra
  • Região
Oficinas de capacitação beneficiam 130 guairenses

O Município de Guaíra por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social — SEMAS, via Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, em parceria com o SENAI, ofertou nos meses de setembro e outubro, sete oficinas de qualificação profissional e geração de renda. Desse número, três são de Técnicas de Fabricação de Hambúrguer Gourmet, duas de Técnicas de Elaboração de Doces e duas turmas de Técnicas de Panificação Básica, totalizando aproximadamente 130 participantes. Curiosamente, a maioria dos alunos era do sexo feminino.

As oficinas foram planejadas como estratégia do trabalho social com famílias no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família- PAIF e tiveram como público alvo, pessoas acima de 14 anos com escolaridade mínima de ensino fundamental incompleto. As vagas preenchidas quase em totalidade foram pelas famílias em acompanhamento pelos serviços socioassistenciais e as restantes, ocupadas pela comunidade, em geral, inscrita no Cadastro Único.

O PAIF é principal trabalho ofertado pelo CRAS e consiste no acompanhamento de famílias em situações de vulnerabilidade. Possui como propósito o fortalecimento da função protetiva familiar, busca a prevenção da ruptura de vínculos familiares, sociais e a promoção do acesso e usufruto de direitos.

A promoção das oficinas foi planejada pela equipe do CRAS, como meio utilizado para resgatar a autoestima, estimular o interesse no aprimoramento dos conhecimentos e oportunizar possibilidades de descobrir habilidades profissionais. Com isso visa proporcionar a inserção no mercado de trabalho dessas famílias e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Ligia Lumi "Acredito que as oficinas sejam uma alavanca para as famílias em acompanhamento do serviço, visto que durante as aulas, aprenderam novas habilidades e competências. E isso, possibilita a inserção dessas famílias no mercado de trabalho e na possibilidade de atuação autônoma. Além disso, devemos compreender que uma das funções da Assistência Social é possibilitar meios para que cada família possa superar a situação de vulnerabilidade e viver com mais dignidade."


Fonte: Assessoria Guaíra