Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Novos representantes do CMAS são eleitos em Guaíra

CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município.

  • 25/11/2021
  • Foto(s): Assessoria Guaíra
  • Região
Novos representantes do CMAS são eleitos em Guaíra

Na última semana, dia 17 de novembro, o Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu a eleição dos novos representantes do CMAS — Conselho Municipal de Assistência Social, no Centro Múltiplo Uso.

O Conselho Municipal de Assistência Social — CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município.

Esse conselho é definido pela Lei Municipal, n.º 1944/2015. Nela contém todo o regimento do funcionamento do conselho, suas atribuições, e como será realizado o processo eleitoral para a escolha dos representantes dele.

O Conselho é dividido em 2 grupos, o primeiro composto por representantes do poder público, e o segundo por membros da sociedade civil, eleitos pelas entidades inscritas no CMAS em assembleia própria.

No dia 13 de outubro teve início o processo de eleição para escolher os membros da sociedade civil para compor o CMAS, onde na oportunidade também foi criada a Comissão de Eleição, responsável por organizar a demanda. A comissão foi composta por: Maria Valdir da Silva, Naomi Kumagai e Sérgio Korb Bastos.

As entidades inscritas no CMAS, usuários da Política de Assistência Social, comunidades tradicionais locais, associações de moradores dos bairros, e os trabalhadores do, SUAS (Sistema Único de Serviço Social), foram convidados a participar do processo. O Ministério Público também recebeu um ofício com as informações sobre esta ação, conforme determina a lei.

Para facilitar a organização do Conselho durante a eleição, os presentes foram divididos conforme a sua representatividade, eleita a seguinte disposição:

Entidades e Organizações de Assistência Social

— 1º Titular: Naomi Kumagai (Lar São José);

— 1º Suplente: Elza Lucia de Almeida Rodrigues de Melo (Associação de Assistência Social o Bom Samaritano de Guaíra — AASBOM);

— 2º Titular: Cristiane Rodrigues da Silva Argondizo (Associação Pestalozzi);

— 2º Suplente: Lucialda de Melo Oliveira (Associação Pestalozzi de Guaíra).

Usuários e/ou Organizações de Usuários e/, ou Representantes de Usuários

— 1º Titular: Dorileo Barros Alvares (Aldeia Tekohá Tenonde Nepyrum);

— 1º Suplente: Valmir Lopes (Aldeia Tekohá Guarani);

— 2º Titular: Leonites Moreira de São Paulo (Associação dos Moradores do Bairro Vila Rica);

— 2º Suplente: Azilina Barbosa (Associação dos Moradores do Bairro Vila Rica).

Trabalhadores da área

— 1º Titular: Valéria de Oliveira (Abrigo Institucional);

— 1º Suplente: Terezinha Augusta Beffa (Órgão Gestor);

— 2º Titular: Maria Valdir da Silva (Coordenadoria da Melhor Idade);

— 2º Suplente: Maria Carmen Pez (Associação Pestalozzi).

No próximo dia 1 de dezembro, às 14h, irá ocorrer na sala de reuniões do CREAS, a aprovação dos novos conselheiros eleitos, além da escolha para os membros que irão compor a mesa diretiva do Conselho.

Vale ressaltar que a atual presidente do CMAS é a psicóloga do CRAS — Centro de Referência da Assistência Social, Dayara Freitas.

A secretária de Assistência Social, Lumi Suga, reforça que o CMAS é muito importante para avaliar e deliberar as políticas públicas já implementas, além das metas previstas. "Juntos podemos contribuir para o desenvolvimento do atendimento socioassistencial em Guaíra", destaca.


Fonte: Assessoria Guaíra