Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai atingem 73% de execução

Trabalhos na margem brasileira estão concentrados no tabuleiro da ponte. No lado paraguaio o mastro central está quase concluído, e o tabuleiro continua avançando.

Obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai atingem 73% de execução

A Ponte da Integração Brasil – Paraguai está 73% concluída. Esta nova obra vai ligar Foz do Iguaçu, na região Oeste, ao município de Presidente Franco, no país vizinho, com uma extensão de 760 metros e um vão-livre de 470 metros sobre o Rio Paraná.

Na margem brasileira, com o mastro principal já concluído, os trabalhos estão concentrados no tabuleiro, por onde se deslocarão os veículos. Neste mês ocorreu o posicionamento da aduela metálica 6.04, que já recebeu as lajes pré-fabricadas, concretagem, e o tensionamento de seus estais.

No lado paraguaio da obra, foram posicionadas e concretadas as lajes pré-fabricadas sobre a aduela metálica 5.02, e realizado o tensionamento do segundo par de estais em direção ao vão central da ponte. No mastro principal desta margem foram finalizadas as concretagens das paredes, totalizando 184 metros.

A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), por meio de parceria entre Governo do Paraná, Itaipu Binacional e governo federal. O andamento da Ponte da Integração é detalhado mensalmente em informativo digital, disponível no portal do DER/PR e também enviado por e-mail para quem se inscrever neste site. 

VENTO – A equipe de engenheiros do DER/PR responsável pela fiscalização do andamento da obra visitou este mês o Laboratório de Aerodinâmica das Construções da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAC-UFRGS), onde foram feitos os ensaios de túnel de vento com protótipos da Ponte da Integração.

A equipe acompanhou uma demonstração dos ensaios, cujo objetivo é avaliar a ação do vento em diferentes velocidades e ângulos, e como a obra se comportará após estar concluída, usando protótipos em escala reduzida, da ponte inteira e de uma seção do tabuleiro. Ensaios semelhantes são feitos com maquete eletrônica, mas os ensaios com túnel de vento são considerados ainda mais precisos.

Os protótipos simulam a massa e resistência dos materiais empregados na ponte, sendo equipados com sensores para medir qualquer deslocamento ou deformação durante os ensaios. Testes desta natureza são considerados muito importantes, devido à alta velocidade dos ventos registrada em Foz do Iguaçu.

Também acompanharam os ensaios representantes da Itaipu Binacional e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A equipe do DER/PR também visitou a instalação onde são fabricadas as peças metálicas utilizadas na construção das aduelas metálicas que são posicionadas no vão central da ponte.

PERIMETRAL LESTE – Na rodovia de acesso entre a ponte e a BR-277 foram executadas mais estacas raiz nos viadutos da Avenida General Meira e da BR-469, enquanto no viaduto de acesso à Ponte Tancredo Neves os encontros estão concluídos, e prontos para receber as vigas da passagem superior. Também começaram os serviços de terraplenagem no local onde será construída a nova aduana Brasil – Argentina.

Fonte: AEN