Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agroday estimula desenvolvimento de inovações e tecnologias voltadas para o agronegócio

A tecnologia transformou o agro brasileiro em um modelo de sucesso e alavancou o Brasil.

Agroday estimula desenvolvimento de inovações e tecnologias voltadas para o agronegócio

Dois temas precisam andar juntos com o agronegócio: tecnologia e sustentabilidade. O Expedição do Costa Oeste visitou o Agroday promovido em parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Lar Cooperativa Agroindustrial. 

E não faltaram expositores com inovações e tecnologias dispostos a oferecer diversas soluções, Lar centro de eventos, em Medianeira, no oeste do Paraná. A intenção é fomentar o avanço e desenvolvimento de novas tecnologias pelo PTI e startups, que venham potencializar o setor do agronegócio, como exalta o diretor superintendente do PTI General Eduardo Garrido.  

O agro também pode usar tecnologia para reduzir impactos no meio ambiente. Um exemplo, é esta empresa, que desenvolveu tratamento de dejetos de suíno alternativo, explica a responsável por pesquisas e projetos Tatiane Knaul. 


Mais de 50 soluções tecnológicas foram expostas, na última sexta-feira, dia 05. Todos com o mesmo propósito, oferecer soluções para o agronegócio continuar crescendo, exalta o diretor presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues. 

O projeto desenvolvido pela UTFPR de Medianeira em parceria com Unioeste de Cascavel, focado na agricultura de precisão, é a prova de que muitas inovações poderão ser efetuadas em solo paranaense. Como exemplifica o professor da UTFPR Ricardo Sobjak. 

Graças aos avanços tecnológicos o Paraná se tornou o maior produtor de carne de frango do país, vice-líder em carne suína, leite e terceiro principal produtor de ovos, segundo dados do IBGE. 

O representante de equipamentos para suínos e aves, Júlio Cezar Longo, explica como os avanços possibilitaram expansão na avicultura, por exemplo.  

A tecnologia transformou o agro brasileiro em um modelo de sucesso e alavancou o Brasil.

Fonte: Costa Oeste News