Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cooper Missal é lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira

O objetivo é tornar uma cooperativa mais próxima do associado, vista a necessidade encontrada em Missal, visando que as coisas funcionem com mais agilidade.

  • 03/11/2021
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Cooper Missal é lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira

Uma breve cerimônia marcou o lançamento da Cooper Missal (Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Missal) na manhã desta quarta-feira, 03 de novembro, em frente a Feira do Pequeno Produtor, que será sede da entidade. O evento reuniu produtores rurais do município, principalmente de agroindústrias familiares, as pessoas que acreditaram e fundaram a cooperativa.

Missal é conhecido como o berço das agroindústrias e do Cooperativismo. O objetivo com a criação da Cooper Missal é aproximar ainda mais os produtores familiares e gerar maior renda com gerenciamento local e próprio, o que antes era feito de forma regional. A Cooper Missal nasce justamente do esforço e da união de produtores da Agricultura Familiar do município.

Estiveram presentes o prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, o vice-prefeito Eugênio Schwendler, o Presidente da Câmara de Vereadores, Elmo Franke Pauli e os vereadores Jair Rauber e Elias Xavier Andrade, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner e a secretária de Educação Cultura e Esporte, Clarice Maria Grings Friedrich.

O Diretor-presidente da Cooper Missal, Mário Antônio Trevisan, coordenou os atos do lançamento oficial e contou com o apoio da diretoria e das entidades como o IDR-Paraná (Emater), representada por Ronaldo Fochesatto, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Urbano Braun (Juca), das contadoras Cláudia e Júlia, além das colaboradoras Jéssica Daiane Steinhorst, Bruna Bender e Anita Trevisan.

Cooper Missal

A Assembleia Geral de Constituição da cooperativa ocorreu ainda no dia 13 de julho de 2021. Naquela ocasião foi eleita a diretoria da mesma. A entidade iniciou com 21 sócio fundadores.

O objetivo é tornar uma cooperativa mais próxima do associado, vista a necessidade encontrada em Missal, visando que as coisas funcionem com mais agilidade. Os relatos dão conta que haviam dificuldades.

O processo contábil foi importante na legalização da cooperativa junto à Receita Federal, estadual, com CNPJ, Inscrição Estadual, entre outros trâmites. Agora com os registros prontos, a cooperativa pode entrar em operação. 

Para se associar, de acordo com Trevisan, é necessário ser agricultor familiar, possuir o credenciamento, junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Agricultura Familiar, apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. 

A Feira do pequeno Produtor de Missal já esteve vinculada a Cooperafa e a Coafaso, mas agora, optou-se por uma cooperativa local e não mais regional. “Queremos trabalhar no nosso município, com nossos agricultores familiares próximos”, reforça o Diretor Presidente.


Fonte: Assessoria Missal