Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Novo decreto flexibiliza atividades e bailes com dança em Missal

É preciso ficar atento aos prazos estabelecidos no decreto. O Decreto terá vigência de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Novo decreto flexibiliza atividades e bailes com dança em Missal

Ainda no dia 19 de outubro o Comitê de Crise em Missal, criado para discutir as questões relacionadas ao enfrentamento da Covid-19, esteve reunido e decidiu pela flexibilização de algumas atividades que ainda possuíam restrição, em especial quanto aos bailes com liberação da pista de dança e autorização para a retomada das atividades com a melhor Idade.

No entanto, algumas situações ainda precisam ser consideradas para o bom andamento dos eventos que eventualmente ocorram justamente para impedir que a população se contamine e que novas medidas drásticas sejam tomadas. O novo decreto (nº 5.692) foi publicado ainda na sexta-feira, dia 29 de outubro de 2021 e entra em vigor neste mês de novembro. 

É preciso ficar atento aos prazos estabelecidos no decreto. O Decreto terá vigência de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período. 

Confira alguns pontos do decreto:

Para a realização de confraternizações/comemorações/festas e similares, assim como de reuniões, estão permitidas até 400 (quatrocentas) pessoas, sendo obrigatório o uso de máscara (afora ingestão de bebidas e alimentos), a higienização com álcool 70% e o distanciamento de 1,5 metros, contabilizadas para aplicação de multa as crianças acima de 14 (quatorze) anos.

Quanto a realização de reuniões, estão permitidas até 600 (seiscentas) pessoas desde que a atividade seja relacionada exclusivamente a assuntos de trabalho, decisões de Entidades e Conselhos no âmbito do Município de Missal, sendo igualmente obrigatórias as medidas de enfrentamento à Covid-19.

Atividade Religiosa

Quanto às atividades religiosas, está autorizada a retomada, inclusive com ocupação de 100% (cem por cento) da capacidade dos locais, desde que mantido o uso de máscara e respeitado o distanciamento. 

Competições esportivas

Já está autorizada a realização de campeonatos/torneios de modalidades esportivas diversas neste Município de Missal, porém, a partir do novo decreto, autoriza-se também a participação de pessoas de outros municípios (caráter intermunicipal).

Porém seguem as regras como a apresentação da comprovação da vacina condizente com à faixa etária ofertada, sob pena de impossibilitar a participação no campeonato/torneio, além do cumprimento do regulamento da competição.

Com relação ao público em geral, nos locais fechados somente será permitida a participação mediante apresentação do comprovante de vacina, ao menos da primeira dose, devendo ser mantido o distanciamento e o uso obrigatório de máscara (afora ingestão de alimentos e bebidas), sendo vedado qualquer tipo de aglomeração.

Prainha

Fica autorizada a utilização do Terminal Turístico de Vila Natal, sendo autorizada a atividade de acampamento, vedada qualquer forma de aglomeração, sob pena de responsabilização.

Fica autorizado o acesso ao estabelecimento comercial do Terminal Turístico de Vila Natal, que deverá respeitar o limite de ocupação máxima de 50% do previsto no alvará.

Com relação aos atracadouros (Terminal Turístico de Vila Natal e ANPEMI), o acesso está autorizado, sendo terminantemente proibida qualquer forma de aglomeração.

Eventos

Fica autorizada a realização de eventos (batizado/formatura/casamento/bodas e aniversário), desde que respeitado o limite de 50% da capacidade do local, além do cumprimento de todas as medidas sanitárias obrigatórias ao enfrentamento do COVID-19, vedada aglomeração de qualquer natureza.

Bailes e pista de dança

Fica autorizada a realização de eventos do tipo bailes e a utilização da pista de dança dos locais devidamente regularizados e com todas as licenças em dia, a partir do dia 20 de novembro de 2021, devendo ser respeitado o limite de 50% da capacidade do local, conforme alvará respectivo.

Para realização de bailes deverão ser cumpridas todas as medidas sanitárias obrigatórias ao enfrentamento do COVID-19, além das seguintes disposições:

I - Disponibilidade de álcool 70% na entrada do evento para higienização das mãos;

II - Aferição de temperatura na entrada do local, sendo vedada a participação de pessoas que apresentem estado febril ou sintomas gripais; 

III – Nos locais fechados é obrigatória a apresentação do comprovante de vacina na entrada – ao menos da primeira dose -, sob pena de inviabilizar a participação;

IV – O responsável pelo evento deverá assinar o termo de responsabilidade junto à Vigilância Sanitária do Município de Missal previamente ao evento, sendo que em caso de descumprimento do decreto, incidirá nas penalidades previstas.

Idosos

Fica autorizada a realização dos encontros de idosos no âmbito do Município de Missal a partir do dia 20 de novembro, respeitando-se o limite de 50% de ocupação do local, conforme alvará respectivo, desde que cumpridas as seguintes medidas para enfrentamento do COVID-19:

I - Disponibilidade de álcool 70% na entrada do evento para higienização das mãos;

II - Aferição de temperatura na entrada do local, sendo vedada a participação de pessoas que apresentem estado febril ou sintomas gripais;

III – Nos locais fechados é obrigatória a apresentação do comprovante de vacina na entrada – ao menos da primeira dose -, sob pena de inviabilizar a participação. 

Motivos da flexibilização

Os pontos que permitem a flexibilização em Missal é o avanço nas campanhas de vacinação e a redução dos números de casos graves, visto que não há pacientes internados em leitos de UTI. São mais de 91% de pessoas adultas vacinas com a 1ª dose e mais de 77% com a 2ª dose ou dose única. São quase 30% de adolescentes vacinas com a 1ª dose e mais de 3% que tem a dose de reforço.

O panorama regional também é favorável, visto que há uma diminuição da ocupação de leitos de UTI e Leitos Clínicos, sendo 20% na 9ª Regional de Saúde (UTI) e 12% de leitos clínicos adultos; e 29,7% dos leitos de UTI na macrorregião e 18,3% dos leitos clínicos nesta última, aliado ao avanço da vacinação nos locais citados.


Fonte: Assessoria Missal