Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Missal tem a 2ª maior produção de suínos per capita do Paraná

Neste ano Missal recebeu ainda a notícia de que subiu 15 posições no ranking do Valor Bruto da Produção Agropecuária municipal safra 2019/2020.

Missal tem a 2ª maior produção de suínos per capita do Paraná

Uma marca que precisa ser comemorada é da produção de suínos no município de Missal. É um setor que possui produção integrada. Missal é o 2º maior município produtor de suínos per capita no Estado do Paraná, ficando atrás apenas de Toledo, também no Oeste. 

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Altair Luiz Fetzner, informou que o ano de 2020 teve uma produção de 474 mil suínos que foram engordados. “Um número muito grande que gera um ótimo retorno ao município com os impostos, além de uma renda expressiva para os agricultores”, destaca. 

A suinocultura tem recebido muito apoio do município com subsídios como areia e pedrisco, para a construção dos chiqueirões, fazendo inclusive, com que haja maior interesse aos jovens e produtores de outros setores que estão ingressando na atividade, pois, tem se percebido ser muito rentável.

Neste ano Missal recebeu ainda a notícia de que subiu 15 posições no ranking do Valor Bruto da Produção Agropecuária municipal safra 2019/2020. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) o índice em Missal subiu 54% e alcançou 680 milhões de reais com uma diversidade com 116 itens produzidos.

De acordo com estes dados, Missal ocupa a 32ª posição no Estado do Paraná. Um dos principais itens que puxou o índice para cima foi justamente o de suínos para corte com alta de 72,29%. A de se destacar ainda o Frango de corte que teve um auemnto de 33,17% e a soja com aumento de 184,72%.

“Estes números refletem o investimento que a Administração Municipal de Missal vem fazendo e o apoio dado à agricultura, mas sobretudo, aponta o desempenho de nossos agricultores”, comemora o secretário Altair.


Fonte: Assessoria Missal