Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Guaíra realiza mais uma ação alusiva da Campanha Outubro Rosa

Estiveram presentes, a presidente do Legislativo, Tereza Camilo, os vereadores, Raufi Karina Bach, Sergio Korb e Jose Cirineu Machado.

  • 21/10/2021
  • Foto(s): Assessoria Guaíra
  • Região
Guaíra realiza mais uma ação alusiva da Campanha Outubro Rosa

Na tarde de quarta-feira (20), mais uma ação alusiva da Campanha Outubro Rosa foi realizada.  O município de Guaíra por intermédio da Secretaria de Saúde solicitou o apoio da Procuradoria da Mulher e da Câmara de Vereadores para organizar uma tarde especial para as mulheres trabalhadora rurais, contou com o apoio também da Secretaria de Assistência Social com o transporte e Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com uma aula de ginástica.

O evento foi realizado na localidade de Maracaju dos Gaúchos, na casa Colonial. O evento forneceu transporte em todas as áreas rurais para garantir a presença e conforto das trabalhadoras. Cerca de 30 mulheres prestigiaram o evento e receberam orientações de saúde, cuidados com a beleza com design de sobrancelhas, orientações odontológicas, testes rápidos de saúde como glicemia, aferição de pressão e temperatura e muita orientação sobre o câncer de mana e colo de útero.

A Diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Município de Guaíra, enfermeira Vania Muniz, abriu o evento falando sobre a importância do toque, do auto exame da mama. “Há alguns anos fiz uma palestra em Manaus para 5 mil mulheres, onde pedi que todas se trocassem, fizessem o auto exame da mama no evento, algum tempo depois, uma moça me abordou e me agradeceu pelo incentivo do toque daquela ocasião, pois a mãe dela era uma das pessoas que tinha vergonha de se tocar e naquele dia, por cima da roupa conseguiu sentir um nódulo e procurou ajuda médica e estava vencendo o câncer de mama. A importância do toque foge do sentido das palavras, por isso repito, a prevenção é o melhor remédio, se toquem mulheres, cuidem-se.”

A Vereadora Cristiane Giangarelli, também Procuradora da Mulher em Guaíra, discursou falando sobre os números que são registrados do câncer de mama, chamando a atenção para a expressividade dos mesmos e enfatizou a importância dos exames preventivos. 

O vice prefeito Gileade Osti, relembrou que o câncer de mama é uma doença que mata muitas mulheres e que o conhecimento, trabalhar o assunto é fundamental para um trabalho de conscientização. “Repito, a prevenção é o melhor remédio, ter vocês aqui, é uma ação com o intuito de trazer a informação mais próxima de vocês e também para vocês levem a outras mulheres que cuidado nunca é demais”.

A ação contou com presença e participação ativa dos vereadores, que ajudaram a procuradoria da mulher na organização do evento junto a secretaria de saúde. Estiveram presentes, a presidente do Legislativo, Tereza Camilo, os vereadores, Raufi Karina Bach, Sergio Korb e Jose Cirineu Machado.


Fonte: Assessoria Guaíra