Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

70 crianças guairenses são contempladas com o projeto Nadando Paraná

Nadando Paraná, já possui 14 anos de existência e está presente em diversas cidades e 05 estados do Brasil.

  • 18/10/2021
  • Foto(s): Andressa Teleste
  • Região
70 crianças guairenses são contempladas com o projeto Nadando Paraná

Na manhã do último sábado (16), foi realizada no Centro Múltiplo Uso a apresentação oficial do novo projeto social esportivo para o Município de Guaíra, o Nadando na Frente — Nadando Paraná.

O projeto é promovido em Guaíra pelo Instituto de Esportes, por uma parceria com o governo municipal, ACIAG — Associação Comercial Empresarial de Guaíra, UNIPAR — Universidade Paranaense, ASEMUG — Associação dos Servidores Municipais de Guaíra, e entidades privadas. 

Possui como forte incentivador o deputado Delegado Fernando Martins (PSL). Além dele, o ex-técnico da seleção brasileira de natação, Alex Pussieldi, e o nadador olímpico Fernando Scherer (Xuxa), são considerados "padrinhos" da iniciativa.

Em suma, a ação visa fomentar a prática esportiva da natação infantil por meio de aulas e treinos totalmente gratuitos às crianças. Para levantar as verbas necessárias, uma importante parceria é firmada com as empresas privadas, que "apadrinham", ou seja, custeiam os investimentos de um determinado número de crianças.

O Executivo Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social; e Turismo, Esporte e Cultura, apoiaram ativamente a ideia. Enquanto a Assistência Social selecionou os pequenos que farão parte do projeto, a de Turismo, Esporte e Cultura, cedeu a profissional Daniele Barbieri, que será a responsável pelas aulas que ocorrerão às segundas e terças, na piscina da ASEMUG.

Ao todo, 70 crianças guairenses foram contempladas com o projeto, pelo apoio e incentivo das 20 empresas que acreditam na ação. Todos os equipamentos, materiais e vestuários necessários para as aulas (toucas, maiôs/sungas, saída de banho, boias, óculos, pranchas, etc.) já foram adquiridos e também serão distribuídos gratuitamente aos alunos do projeto.

Para compor a frente de honra, estiveram presentes: o presidente da ASEMUG, William Noritake; presidente da ACIAG, Jair Schlemer; diretor da UNIPAR, Hugo Miranda; secretária de Assistência Social, Ligia Lumi Tsukamoto Suga; secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ronnie; coordenador do projeto e do Instituto de Esportes do Paraná, Thiago Torres do Nascimento; vice-prefeito e chefe de gabinete, Gileade Osti; o prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento. Por compromissos particulares, o deputado Delegado Fernando Martins não pôde estar presente fisicamente, tendo participado através de videochamada, e sendo representado pelo assessor Renato Faleiro.

Na oportunidade, as autoridades destacaram a importância da iniciativa na promoção da qualidade de vida às crianças e o fomento à prática esportiva. "É importante destacar que as aulas particulares de natação, muitas vezes, não contam com um preço acessível para todos, e este será totalmente gratuito às crianças e suas famílias. É o primeiro projeto social de natação gratuita que Guaíra recebe em toda a sua história", destacou Thiago Nascimento.

O prefeito Heraldo Trento enfatizou o reconhecimento às parcerias que tornaram a ação possível: "Agradeço fortemente todos os colaboradores desse importante projeto que Guaíra recebe. Preciso enfatizar os agradecimentos ao Sicredi e ao Sicoob, os maiores investidores da iniciativa na cidade, com 10 alunos apadrinhados cada um. Além deles, a Pedreira Trevo também abraçou a ideia apoiando 5 alunos no projeto. Enfim, todos que acreditam nessa causa merecem ser destacados e valorizados. Nossas crianças merecem!".

O projeto Nadando na Frente — Nadando Paraná, já possui 14 anos de existência e está presente em diversas cidades e 05 estados do Brasil como: Umuarama, Cianorte, Cascavel, Fortaleza, Orlândia, Ribeirão Preto, Pirassununga, entre outras. Agora, Guaíra é uma das mais novas cidades que recepciona a iniciativa e promete avançar no fomento à prática esportiva da natação infantil.

Fonte: Assessoria Guaíra