Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com ideia criativa, Missal consegue aumentar recolha de materiais recicláveis

Atualmente o município conta com 35 ecopontos instalados em todas as comunidades da área rural.

  • 01/10/2021
  • Foto(s): Assessoria Prefeitura de Missal
  • Região
Com ideia criativa, Missal consegue aumentar recolha de materiais recicláveis

A Acamis (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal) recolhe cerca de 49 toneladas de lixo reciclável por mês, através de um trabalho de coleta idealizado a partir de ecopontos, que são espaços destinados nas comunidades rurais  do município para recolha do material de forma separada, ou seja tudo que pode ser reaproveitado é destinado para o local. No inicio foram implementados 10 ecopontos,  a aceitação foi tão positiva pela população que o número aumentou rapidamente passando para 35.

O projeto de ecopontos surgiu em 2019, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente, como explicar a tecnóloga ambiental, Pâmela Gallas Buche.

Segundo Pâmela, em 2019 a Acamis recolhia em média 28 toneladas de lixo reciclável por mês, no final de 2020, já com 35 ecopontos instalados, passou para 36 toneladas/mês, em 2021 a média mensal subiu para 49 toneladas/mês. 

Atualmente 20 famílias trabalham diretamente na Acamis. 

É importante que a população despeje nos ecopontos apenas materiais recicláveis e não resíduos orgânicos como papel higiênico, fraldas, animais mortos, comida, entre outros. 

Pâmela e a Raquel Spies, Chefe de Divisão de Aterro Sanitário, Lixo Orgânico e Recicláveis estiveram no programa Revista Costa Oeste 106,5 FM desta sexta-feira (01) e abordaram detalhadamente sobre o assunto. Assista na íntegra no vídeo abaixo:

Fonte: Costa Oeste News