Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vigilância em Saúde realiza de forma periódica análise da água consumida pela população em Missal

A água sem tratamento é capaz de veicular grande quantidade de contaminantes, cujo consumo tem sido associado a diversos problemas de saúde, como doenças gastrointestinais.

  • 29/09/2021
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Vigilância em Saúde realiza de forma periódica análise da água consumida pela população em Missal

Sabemos que a água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente.

A PORTARIA GM/MS Nº 888 DE 4 DE MAIO DE 2021, do Ministério da Saúde estabelece que toda água utilizada para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração, sendo que o teor mínimo de cloro na água deve ser de 0,2 mg/L de água. 

Apesar da água fornecida no Município de Missal ser proveniente de poços artesianos, pode ocorrer a contaminação através das redes de distribuição, da seguinte maneira: tubulação envelhecida com incrustações ou com rachaduras, vazamentos e manutenção inadequada, o que leva à contaminação da água com o ambiente.

Importância da Cloração

Esse processo de cloração é importante para garantir que a água que chega à sua torneira seja potável, evitando, assim, a contaminação e a proliferação de doenças. Embora seja um tratamento muito popular, ainda há dúvidas sobre a segurança dessa prática.

A água sem tratamento é capaz de veicular grande quantidade de contaminantes, cujo consumo tem sido associado a diversos problemas de saúde, como doenças gastrointestinais. Dentre as doenças de veiculação hídrica mais comuns, citam-se: Hepatite A, Giardíase, Amebíase, Leptospirose, Cólera, Ascaridíase e Febre tifoide.

A água, quando não bem tratada, pode ser uma fonte intensa de doenças. E as doenças transmitidas pela água surgem quando ingerimos ou usamos água contaminada. 

Monitoramento em Missal

Para monitorar a qualidade da água consumida no Município, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Sanitária, realiza quinzenalmente, coleta de amostras de água e envia ao laboratório Lacen da 9° Regional de Saúde – Foz do Iguaçu, para realização das análises necessárias.

No Município, são realizadas 240 coletas de água por ano, com um rodízio a fim de contemplar os 42 pontos de coleta nas comunidades do interior e 42 pontos da Sanepar, no Centro, além de lanchonetes, restaurantes, escolas e postos de saúde. 

Caso apresente resultados fora dos padrões estabelecidos, imediatamente é informado o responsável, para garantir o tratamento da água com cloro. A dosagem de cloro na água das comunidades, é realizada pela Secretaria de Obras do Município.

Há a solicitação aos moradores das comunidades, que caso percebam cheiro ou gosto forte de cloro, informem imediatamente o setor de vigilância Sanitária, que estará realizando a análise de cloro no local. A intenção do Programa é trabalhar com níveis mínimos de cloro, garantindo a qualidade da água consumida.

Limpeza da Caixa d’água

Outro aspecto importante para garantir a qualidade da água consumida é a limpeza da caixa de água que deve ser realizada a cada 6 meses. Essa limpeza é necessária, a fim de eliminar resíduos que ficam acumulados no fundo da caixa, em decorrência de manutenções realizadas na rede de distribuição.

Enfatiza-se que a manutenção da qualidade da água, após o hidrômetro é de responsabilidade do proprietário do estabelecimento ou residência.

Quando um reservatório d’água não é limpo da maneira correta, a sujeira acumulada pode ocasionar entupimento, comprometendo o seu funcionamento. Além disso, algas podem surgir nas paredes e no fundo do reservatório, liberando toxinas, bactérias ou protozoários que causam problemas de saúde para as pessoas que consomem a água do local. 


Fonte: Assessoria Missal