Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu vai realizar aplicação da 2ª dose das vacinas contra Covid-19 na sexta (24) e sábado (25)

O diretor do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Ambiental, Volnei Augusto Schoninger, explica sobre o cronograma; assista

São Miguel do Iguaçu vai realizar aplicação da 2ª dose das vacinas contra Covid-19 na sexta (24) e sábado (25)

A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu vai realizar nesta sexta-feira e no sábado, dias 24 e 25 de setembro, a aplicação da 2ª dose das vacinas contra a Covid-19. O diretor do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Ambiental, Volnei Augusto Schoninger, explica sobre o cronograma:

Na sexta-feira, dia 24, será aplicada a 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz na população em geral vacinada até o dia 03 de julho. Inicialmente estava pré-agendada para o sábado, porém a vacinação foi antecipada em um dia por conta da organização e logística da secretaria.

A aplicação das doses vai ser realizada na Igreja Matriz, seguindo o modelo drive thru, no horário das 08h30 às 10h00.

Já no sábado, dia 25, no período da manhã, no horário das 08h30 às 11h30, será aplicada a 2ª dose da vacina Pfizer, na população em geral que recebeu a primeira dose no dia 10 de julho ou em data anterior.

A aplicação da dose complementar foi antecipada devido a recomendação de diminuir de 12 para 8 semanas de intervalo entre as duas doses da Pfizer. Inclusive, a secretaria de Saúde vai adiantando as datas dos demais vacinados com imunizante deste laboratório conforme disponibilidade de doses.

Já no sábado à tarde, das 13h00 às 14h30, será aplicada a 2ª dose da vacina Butantan nos vacinados até o dia 31 de agosto.

Nos dois períodos do sábado a vacinação será realizada no Salão de Eventos da Igreja Matriz (Salão Paroquial), com a imunização seguindo ordem de chegada.

Para receber a 2ª dose é obrigatória a apresentação da carteirinha contendo a 1ª dose, além do CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

Para receber a vacina é preciso apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

O Governo do Paraná vai disponibilizar a 3ª dose para o público imunocomprometidas (aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos). Essas pessoas já possuem um cadastro prévio, junto a Secretaria Municipal de Saúde. 

Para receber a terceira dose é preciso apresentar o laudo médico para provar. Como explica, Volnei no vídeo abaixo.

A Saúde do Município está aguardando o repasse do Estado para aplicar a 3ª dose nos idosos.

Para a imunização dos adolescentes o município também aguarda o repasse do Governo Estadual para iniciar o calendário de vacinação.

Mas, o cronograma seguirá primeiramente com os que possuem deficiência permanente, comorbidades, gestantes e depois público geral. 

O diretor da Vigilância reforça para que os pais deixem a documentação atualizada para adiantar o processo.




Fonte: Costa Oeste News com Assessoria