Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa Casa Nova vai beneficiar famílias de São Miguel que moram em áreas de risco

Serão construídas habitações populares na modalidade horizontal, em lotes de até 150 m², sendo que cada unidade será de até 50 m², com tamanho e modelo padrão.

  • 14/09/2021
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
Programa Casa Nova vai beneficiar famílias de São Miguel que moram em áreas de risco

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Assuntos Comunitários, instituiu o Programa Casa Nova, que vai atender famílias com renda abaixo da linha de financiamento, residentes em áreas de risco, identificadas pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social–PLHIS e atualizados pelo Cadastro Municipal de Moradores de Áreas de Risco.

A Lei nº 3.469/2021 foi sancionada pelo prefeito Motta, no último dia 31 agosto, após ser aprovada no Legislativo Municipal.

O programa será executado em etapas, limitando-se ao número máximo de 35 unidades por ano, com recursos disponibilizados pelo Poder Executivo ao Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social de São Miguel do Iguaçu, de acordo com a demanda e a disponibilidade financeira e orçamentária.

Serão construídas habitações populares na modalidade horizontal, em lotes de até 150 m², sendo que cada unidade será de até 50 m², com tamanho e modelo padrão.

As unidades habitacionais serão concedidas pelo município ao beneficiário, sendo lavrado termo de concessão de uso, devendo a escritura definitiva ser outorgada no prazo máximo de 15 anos, a contar da lavratura do referido termo.

O requerente contemplado pelo Programa é vedado, pelo prazo de 15 anos, a contar da data do termo de concessão de uso, vender, locar, permutar, doar ou ceder mesmo que gratuita ou onerosamente, o imóvel que lhe foi destinado, sob pena de retornar ao patrimônio da municipalidade para o novo processo de concessão de uso e posterior doação.

De acordo com o secretário de Assuntos Comunitários, Alexandro Alcará, a secretaria já vem fazendo levantamento de moradores nas áreas de risco e já tem um cadastro com as famílias que se enquadram no programa. ‘Agora vamos formar uma Comissão Especial para analisar as áreas mais críticas e definir quais regiões que serão atendidas no primeiro momento’, afirmou.

No momento, a secretaria de Planejamento está formatando os projetos das residências e do loteamento, sendo que a expectativa do Governo Municipal é iniciar a construção das primeiras casas até o início do próximo ano.

O  secretário de Assuntos Comunitários, Alexandro Alcará, participou da Revista Costa Oeste 106,5 FM nesta terça-feira (14). Assista:

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu