Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comitê Local Gestor de Coronavírus se reúne em Guaíra

O Decreto Municipal ainda não foi publicado, e deverá entrar em vigor a partir de amanhã (02).

Comitê Local Gestor de Coronavírus se reúne em Guaíra

Nesta quarta-feira (01), em Guaíra, o Comitê Local Gestor de Coronavírus, reuniu-se na sede da Guarda Municipal, para deliberar o novo decreto de enfrentamento do vírus covid-19.

O Diretor de Vigilância em Saúde, Francisco do Amaral Fontes, iniciou a reunião apresentando os atuais dados epidemiológicos e ressaltando a seriedade do dobro de casos positivos em Guaíra, em um comparativo entre o boletim publicado em meados do meio de agosto, e os dados apresentados na data de ontem, 31 do mesmo mês.

Ainda, comentou que tal aumento foi observado a partir do feriado do dia dos pais, principalmente nas ILPIs — Instituições de Longa Permanência.

Apresentou também o percentual de vacinação contra o vírus covid-19, sendo que 20.552 pessoas já tomaram a primeira dose, 663 receberam dose única, e 8952 estão imunizadas com às duas doses. "A vacinação aumentou cerca de 10% em 15 dias. Estamos reforçando a divulgação das chamadas para a segunda dose, visando avançar cada vez mais nesta campanha de vacinação", destacou o Diretor.

O Procurador Jurídico, Dr. João Fernando Grecillo, abordou a publicação do Decreto Estadual nº 8568, realizada pelo Governador Ratinho Jr. na data de ontem (31).

Em suma, o Governador ratifica as atuais medidas implementadas e prorroga a validade das disposições até o dia, 15 de setembro de 2021.

Em sequência, os presentes passaram para a leitura das pautas a serem discutidas, onde foi votado e acatado a permanência das mesmas medidas já em vigor.

O Secretário de Saúde, Marcos Rigolon, enfatizou a preocupação frente às taxas de ocupação dos leitos de UTI das regionais de saúde do Paraná, inclusive com possível reflexo ao sistema de atendimento de saúde em Guaíra, que pertence à 20ª Regional de Saúde de Toledo. "Nem todas as cidades estão tão avançadas na vacinação quanto Guaíra, principalmente as que fazem parte da nossa região. Isso é muito preocupante, pois, o risco de contaminação ainda é evidente e muito alto", reforçou Marcos.

O Prefeito e Presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento, salientou a frase que faz questão de reforçar em todas as reuniões: "Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, os municípios não podem ser mais liberais do que as medidas adotadas pelo Estado. Podem ser mais severos, mas liberais não. Precisamos de prudência e responsabilidade nesse momento complicado que enfrentamos".

O Decreto Municipal ainda não foi publicado, e deverá entrar em vigor a partir de amanhã (02).

Fonte: DICSI - Texto e Foto: Andressa Teleste/Revisão: Cíntia Marques