Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Jovem casal supera desafios da produção de leite e continua legado da família Lunkes

Somadas as experiências com as novas tecnificações da atividade leiteira os Lunkes estão virando o jogo.

Expedição Costa Oeste: Jovem casal supera desafios da produção de leite e continua legado da família Lunkes

Produzir leite é um desafio nas pequenas propriedades levando muitos jovens a deixar o interior do oeste paranaense. Mas, Leomar descobriu que nem sempre tentar uma vida nova longe de casa pode ser a solução.  O custo alto para produzir, preço inconstante pago pelo litro de leite e mudanças climáticas tem dificultado viabilizar atividade. Estes fatores fazem o produtor refletir ou até mesmo desistir. Porém, com a volta para casa do determinado Leomar a família Lunkes se uniu e conseguiu reagir em Missal. Mas, uma mudança técnica em especial foi importante, explica o veterinário Murilo Haigert.  


Na prática em vez da vaca produzir leite ela gasta energia tentando amenizar o calor, gerando o chamado estresse térmico. Associadas a outras técnicas, como o sistema free-stall, o resfriamento das vacas ajudou a aumentar a produção e qualidade do leite. Há dois anos, com plantel de 32 animais eram produzidos pouco mais 500 litros de leite diários, média de 17 litros por animal. Em 2021, com o mesmo contingente de vacas, usando a técnica do resfriamento a produção alcançou 900 litros diários, subindo a média para 28 litros por animal. O que faz o jovem casal Leomar e Adéli, sonhar em dar o próximo passo.

Porém, antes de alcançar esse objetivo Leomar tem como prioridade garantir primeiro a demanda energética. O pai ajuda, porém, o filho e a nora gradativamente estão assumindo a frente da atividade e garantindo a sucessão. Somadas, a experiência de seu Dasilo, com as novas tecnificações da atividade leiteira, os Lunkes estão virando o jogo. 


Fonte: Costa Oeste News