Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Visitação na usina de Itaipu supera 30 mil pessoas em julho

Moradores de Foz do Iguaçu a municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam, confira o regulamento.

  • 02/08/2021
  • Foto(s): Kiko Sierich/PTI
  • Região
Visitação na usina de Itaipu supera 30 mil pessoas em julho

A visitação aos atrativos da Itaipu trouxe 30.025 pessoas à usina, ao longo do mês de julho, confirmando a retomada da movimentação turística em Foz do Iguaçu. Em função das restrições impostas pela pandemia da covid-19, foram apenas 579 visitantes no mesmo mês, em 2020. Na ocasião, o Complexo Turístico Itaipu funcionou somente dos dias 22 a 30 de julho.

A Visita Panorâmica, com um giro externo pela usina, recebeu 21.642 visitantes. No Ecomuseu, foram quase 5 mil pessoas (4.817). O Refúgio Biológico Bela Vista, uma ótima experiência em meio à natureza, teve 3.379 turistas. Para fechar, as visitas institucionais - oferecidas a instituições de ensino e autoridades - receberam 187 pessoas.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, Foz tem saído na frente ao estimular o turismo, de forma segura, e se preparando para receber ainda mais pessoas no cenário pós-pandemia. A segunda edição da campanha "Vem pra Foz!", lançada pela Itaipu Binacional com apoio do trade turístico, tem ajudado nesta construção.

O investimento se refletiu também na visitação das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Em julho deste ano, 56.819 pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu – procura 104,83% maior que em junho, com 27.739 visitantes.

Especialistas afirmam que o turismo de natureza terá preferência dos turistas depois da pandemia e a região de Foz deve estar em destaque. Além das Cataratas, o destino oferece opções como a visitação à Itaipu, maior geradora de energia do mundo, e atrativos como o Parque das Aves, entre outros, além de meios de hospedagem com enorme quantidade de leitos.

Atualmente, o município conta com outra vantagem, diante de destinos famosos do País: a celeridade na vacinação contra a covid-19. Segundo a Prefeitura de Foz do Iguaçu, 79,2% da população adulta da cidade já recebeu a primeira dose da vacina. Nesta segunda-feira (2), o município abriu a vacinação para pessoas com 25 anos.

Com a volta do movimento turístico, o Aeroporto de Foz do Iguaçu está operando com 21 voos diários. Neste mês, algumas datas já contam com 26 pousos e decolagens. Ao todo, serão 666 voos e decolagens. O terminal de Guarulhos (São Paulo) é a principal origem e destino dos voos de Foz do Iguaçu. A planilha da Infraero revela outros destinos como Congonhas (SP), Viracopos (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Para informações sobre os atrativos da Itaipu, acesse https://www.turismoitaipu.com.br. Moradores de Foz do Iguaçu a municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam (confira o regulamento no site).

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional