Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Perdas na safra de Milho em Missal são estimadas em mais de 50% da produção devido à estiagem e geadas

Em comparação com a estimativa inicial de se produzir 14,6 milhões de toneladas, já se tem como certa a perda de 8,5 milhões, o que representa 58% da produção no Estado do Paraná.

Perdas na safra de Milho em Missal são estimadas em mais de 50% da produção devido à estiagem e geadas

No final de junho e também no final de julho, severas geadas trouxeram preocupação aos produtores, não só de Missal, mas em toda a região Oeste. O município inteiro foi atingido por fortes geadas trazendo, desde já, prejuízos à agricultura. 

A informação foi confirmada pelo secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner. “Não sabemos estimar ainda com precisão, mas notamos produtores fazendo silagem para amenizar um pouco o prejuízo com a safra de milho”, exemplifica.

Neste sentido, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município está prestando apoio e suporte com o trabalho de limpeza dos buracos de silagem, e abertura de novos buracos, auxiliando no que for possível para que os agricultores possam aproveitar da melhor forma o milho atingido pela Geada.

Estimativa em Missal

O informativo semanal da Lar Cooperativa Agroindustrial para o Deral (Departamento de Economia Rural), emitido ainda na segunda-feira, 26 de julho, antes mesmo dessa onda de frio que atingiu toda a região sul nesta semana, aponta que o milho teve 95% de maturação e 5 de enchimento de grãos. 

“De uma previsão inicial de 100 SC/há, estimamos quebra de 56% até o momento, devido seca e geadas, com média prevista de 44 SC/há”, destaca o informe. No entanto, o clima tem favorecido a qualidade de grãos. Cerca de 10% de toda a produção será colhida até o final deste mês de julho. A 1ª quinzena de agosto prevê uma colheita de 55% de toda a produção e os 35% restantes na 2ª quinzena de agosto.

Segundo a Cooperativa, havia cerca de 13.000 hectares de milho plantados no município. Destes, mil hectares migraram para silagem devido a geada, além dos 500 hectares que desde o início eram destinados a silagem.

A produção agrícola no município tem um papel fundamental na economia local e o progresso passa por investimentos constantes aos produtores, apoio aos mesmos, justamente para que a agricultura gere renda aos produtores e empregos, diretos e indiretos. Isso tudo reflete no comércio local, pois, se a agricultura sofre com as questões econômicas, o comércio acaba sofrendo também. 

Produção de Grãos no Estado

A Agência Estadual de Notícias (AEN) também informou que a conjunção de fenômenos como estiagem em momentos cruciais de algumas das principais culturas agrícolas paranaenses, as fortes geadas ocorridas no final de junho e meados de julho e a agressividade de algumas pragas levaram à redução na estimativa da safra de grãos 2020/21.

Aponta ainda que o relatório divulgado na quinta-feira, dia 29 de julho, pelo Deral, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, aponta que serão produzidas 34,4 milhões de toneladas de grãos, incluindo milho, feijão, café, soja, trigo e cevada, em 10,4 milhões de hectares. O volume é 16% menor que os 41,2 milhões de toneladas de 2019/20, ainda que a área seja 4% maior.

Milho no Estado

Em comparação com a estimativa inicial de se produzir 14,6 milhões de toneladas, já se tem como certa a perda de 8,5 milhões, o que representa 58% da produção no Estado do Paraná. 

Esse volume equivale à perda de três primeiras safras de milho no Paraná, que tem produção normal em torno de 3 milhões de toneladas. Com menos produção, o preço ao produtor está superando R$ 90 a saca neste mês, o que aumenta os custos para empresas de frango e suíno.

Além disso, a importação de milho da Argentina começa a crescer. Por ter sido plantada mais tarde, a cultura enfrentou seca, o que foi fundamental para os prejuízos. As geadas desta semana ainda não foram contabilizadas, o que pode reduzir ainda mais as expectativas.


Fonte: Assessoria Missal com AEN