Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Polícia Federal deflagra operação em SC após apreensão de uma tonelada de cocaína em Guaíra

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro expedidas pelo Juiz Federal da Vara Federal de Guaíra.

  • 28/07/2021
  • Foto(s): Assessoria PF
  • Policial
Polícia Federal deflagra operação em SC após apreensão de uma tonelada de cocaína em Guaíra

Na manhã desta quarta-feira (28), cerca de  20 Policiais Federais das Delegacias de Chapecó/SC e Guaíra enfrentaram o frio recorde para dar cumprimento às ordens judiciais de busca e apreensão e sequestro de bens nas cidades de Chapecó, Xaxim e Xanxerê no oeste de Santa Catarina.

Ao todo foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro expedidas pelo Juiz Federal da Vara Federal de Guaíra/PR.

A Operação DARTH, assim batizada em homenagem a um dos cães farejadores da PF,  teve início em 06/07/2021 após a apreensão de aproximadamente 1 tonelada de cocaína na cidade de Guaíra.

Segundo levantamento interno, a apreensão de cocaína foi a maior já realizada pela PF em Guaíra.

A droga estava escondida na lataria dos bi-trens que transportavam carga de soja. Para encontrar o entorpecente, a PF contou auxílio do cão farejador DARTH. 

Naquela oportunidade 3 homens foram presos, sendo os motoristas das carretas e um ajudante.

A investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Guaíra e que contou com apoio da Delegacia de Chapecó/SC apontou que os responsáveis pelo transporte da droga e que foram presos no dia 06/07, utilizavam-se de uma revenda de automóveis como fachada para ocultar o proveito dos crimes, adquirindo diversos veículos para posterior revenda, dissimulando assim os altíssimos lucros obtidos com a prática do tráfico de drogas.

Durante as diligências constatou-se que os investigados registravam os veículos em nome de terceiros e que estas interpostas pessoas outorgavam procurações para viabilizar a revenda dos veículos e não levantar quaisquer suspeitas sobre os reais proprietários dos bens, já que não poderiam justificar o patrimônio a descoberto.

A apreensão de mais de uma dezena de veículos no Estado de Santa Catarina foi determinada pela Justiça Federal em Guaíra e se deu após as investigações demonstrarem que o grupo detinha organização suficiente para, além da complexa logística de transporte de cocaína do Estado do Mato Grosso do Sul para o interior do país, blindar o patrimônio auferido ilicitamente, mantendo negócios com aparência de lícitos em outro Estado da Federação.

A desarticulação financeira do grupo criminoso está de acordo com a estratégia da Polícia Federal de atacar o patrimônio das organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas.

Assim, além do prejuízo causado pela apreensão das drogas e caminhões bi-trem na ocasião da prisão em flagrante, estão sendo também sequestrados pelo menos R$ 400 mil reais em veículos pertencentes ao grupo. 

Fonte: Assessoria PF