Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Chuvas abaixo da média voltam a preocupar a Sanepar em Medianeira

Essa estiagem reduziu a vazão do Rio Alegria e dos poços que abastecem a cidade.

  • 26/07/2021
  • Foto(s): Assessoria Sanepar
  • Região
Chuvas abaixo da média voltam a preocupar a Sanepar em Medianeira

As chuvas na região Oeste ficaram cerca de 35% abaixo da média nos primeiros seis meses deste ano. Isto coloca novamente em alerta o sistema de abastecimento de água de Medianeira. De acordo com o Simepar, entre janeiro e os primeiros 15 dias de julho choveu cerca de 550 milímetros.

Essa estiagem reduziu a vazão do Rio Alegria e dos poços que abastecem a cidade. No início de julho a Sanepar estava captando do Rio Alegria 136 litros de água por segundo. Atualmente o volume captado tem ficado em torno de 100 l/s. Os poços tiveram, em média, redução de 20% na vazão.

“Continuamos trabalhando para atender a demanda do consumo de Medianeira. A população tem contribuído e evitado o desperdício. Mas diante da seca que atinge o Paraná, é importante que a vigilância continue”, diz o gerente regional da Sanepar Nilton Perez. Sempre que o morador identificar um possível vazamento de água deve entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 200 0115 que funciona 24h.

A Sanepar está programando intervenções no sistema de abastecimento com a instalação de novos equipamentos elétricos. O objetivo é melhorar a capacidade de produção dos poços. “A Sanepar também já está trabalhando em projetos para uma nova captação de água na cidade, além de ampliação da estação de tratamento de água e da substituição de 15 km de redes antigas de água. Estas obras integram as várias ações da empresa no enfrentamento à crise hídrica”, completa Perez.

Uso racional – A economia, além de ser um fator de consciência ecológica, também faz bem para o bolso do consumidor. Por isso, sempre vale lembrar algumas dicas de como usar adequadamente a água tratada.

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Fonte: Assessoria Sanepar