Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ocupação de UTIs no Hospital Municipal está abaixo de 80% após cinco meses

Redução de óbitos e internamentos é resultado do avanço da vacinação e das medidas restritivas para conter a transmissão da covid-19

Ocupação de UTIs no Hospital Municipal está abaixo de 80% após cinco meses

Além da redução de óbitos com a vacinação contra o coronavírus, a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, baixou para 80% após cinco meses. Os números são destacados pelo prefeito Chico Brasileiro que alerta: "não podemos relaxar nos cuidados".

A ocupação das UTIs se manteve com praticamente 100% de ocupação desde fevereiro no hospital municipal, de atendimento integral pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O Hospital Ministro Costa Cavalcanti, que absorveu parte da demanda no pico da segunda onda da pandemia, também permaneceu com as camas especiais perto do limite neste período.

O Painel Coronavírus da Secretaria de Saúde apontou que dos 70 leitos de UTI-covid no hospital municipal, 55 estavam em utilização neste domingo (11), índice que representa 79% do total. No Costa Cavalcanti, das 55 camas especiais, 22 estavam em utilização (40% do total). Na somatória das 125 UTIs disponíveis na rede, 77 estavam em utilização (62% do total). 

Dos 89 leitos de enfermaria disponíveis na rede de Foz do Iguaçu, 41 estavam em utilização ontem (46% do total). Ao todo, 118 pacientes com covid-19 estavam internados nas duas unidades de saúde. Destes, 94 são moradores de Foz do Iguaçu e 24 são residentes em Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Itaipulândia e outras cidades.

Manter atenção

O prefeito Chico Brasileiro disse no sábado (10), no programa de rádio Foz em Ação, que neste momento em que a cidade está buscando uma retomada econômica é importante manter os cuidados com relação à doença. "O município tem um certo controle (da doença), mas nunca podemos afirmar que ela está controlada, por que já tivemos neste um ano e quatro meses, muitas surpresas. Quando a gente pensava que estava tudo controlado, de repente houve uma outra variante. É sempre bom manter um pé atrás, manter os cuidados".

"Mas estou muito confiante, porque a gente tem um avanço de vacinação extraordinário, que a gente está vendo o efeito da vacinação já, fazendo com que os internamentos possam cair", ressaltou o prefeito. "Ontem (sexta-feira, 9), pela primeira vez nestes últimos quatro, cinco meses, tivemos uma taxa de ocupação de leitos no hospital municipal abaixo de 90%". 

Retomada

Na avaliação de Chico Brasileiro, isto é extremamente animador. "Significa que estamos avançando semana a semana para uma melhoria em relação a esta pandemia. E, claro, se preparar na parte econômica", frisou, sobre a edição do decreto na sexta-feira, com a programação de retomada dos eventos na cidade.

Foz do Iguaçu recebeu, até sábado (10), 163.991 vacinas contra a covid-19. Deste total, 155.721 já foram aplicadas, segundo balanço da Secretaria de Saúde. De acordo com o acompanhamento, 117.788 foram da primeira dose e 31.832 da segunda dose. Os imunizantes recebidos foram AstraZeneca, Pfizer/Biontech, CoronaVac e Janssen. Lembrando que esta última é aplicada em apenas uma dose.

Fonte: Assessoria HMPGL