Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

MPF exige maior aporte financeiro do Governo Federal à Foz para atender casos de Covid-19

O pedido também inclui que a União seja obrigada a monitorar e garantir o estoque de insumos e medicamentos para atendimento dos pacientes com a finalidade de garantir a oferta no âmbito da 9ªRegional

MPF exige maior aporte financeiro do Governo Federal à Foz para atender casos de Covid-19

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma nota no fim da tarde de quinta-feira, 01, salientando que está exigindo, por meio de liminar com tutela de urgência que o Governo Federal reforce medidas sanitárias na Ponte Internacional da Amizade para conter o avanço da Covid-19 em Foz. No entanto, além disso, o MPF também exige maior aporte financeiro para o município e ampliação da vacinação.

O MPF pede que o Judiciário obrigue a União a ampliar a capacidade de testagem da população de Foz do Iguaçu, além de viabilizar recursos extraordinários para o SUS, com aporte imediato ao Fundo Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu.

O objetivo do pedido é garantir a adoção de medidas assistenciais necessárias ao enfrentamento da crise, para ampliação de leitos, reativação de áreas assistenciais e contratação de leitos para atendimento dos casos de covid-19. Segundo o MPF, a finalidade é compensar o prejuízo que o sistema público de saúde vem sofrendo em razão da abertura da Ponte da Amizade.

A fim de garantir a cobertura vacinal de toda a população no menor tempo possível, o MPF também requereu que a Justiça obrigue à União a prover apoio técnico e financeiro ao município de Foz para ampliação da vacinação, por meio do aumento da aquisição das vacinas.

O pedido também inclui que a União seja obrigada a monitorar e garantir o estoque de insumos e medicamentos para atendimento dos pacientes, notadamente de oxigênio e dos medicamentos utilizados na intubação com a finalidade de garantir a oferta no âmbito da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.

Fonte: Rádio Cultura Foz