Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu firma convênio para reforçar frota dos Bombeiros

Parceria prevê investimentos de R$ 5 milhões na aquisição de veículos de combate a incêndios, além de cooperação técnica e operacional

  • 28/06/2021
  • Foto(s): Sara Cheida/Itaipu Binacional
  • Região
Itaipu firma convênio para reforçar frota dos Bombeiros

A Itaipu Binacional, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná e o Corpo de Bombeiros firmaram, na manhã desta segunda-feira (28), um convênio de R$ 5 milhões para a aquisição de sete viaturas de combate a incêndios, três do tipo autotanque florestal (ATF) e quatro do tipo autobomba florestal (ABTF) para uso do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu (PR).

O convênio prevê também a cooperação entre o 3º Comando Regional e os bombeiros civis da Itaipu no enfrentamento a ameaças na área da usina e do reservatório, como no caso a atendimento a incêndios florestais, salvamentos aquáticos, buscas superficiais e subaquáticas, além de treinamentos em conjunto e intercâmbio técnico e operacional. 

“Em todos os locais em que tive a oportunidade de estar, no Brasil, é possível perceber como o Corpo de Bombeiros está entre as instituições mais reconhecidas e bem avaliadas”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira. “Por isso, a Itaipu não poderia ficar indiferente a um pedido de apoio como esse. É uma situação do tipo ganha-ganha. Todos são beneficiados”, completou.

Além do diretor-geral, o convênio também foi assinado pelo secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho, e pelo diretor administrativo da Itaipu, almirante Paulo Roberto da Silva Xavier. 

“Esse convênio chega em boa hora. É um sonho antigo ampliar e valorizar a estrutura do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu. Além disso, fizemos um concurso recentemente e também estamos reforçando nossos recursos humanos”, afirmou o secretário, agradecendo à diretoria da Itaipu pelo apoio. 

A solenidade de assinatura também contou com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gerson Gross; do comandante interino do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, major Edson Leonel Rodrigues; e do superintendente de Segurança Empresarial da Itaipu, coronel Alfredo Santos Taranto.

Ocorrências

A seca registrada desde o ano passado tem levado a um aumento do número de incêndios florestais nas áreas protegidas da Itaipu. A empresa registrou um aumento de 30% nas ocorrências em 2020, com uma média de 2,5 atendimentos pela Brigada Florestal por mês. No ano passado, o fogo alcançou 94 hectares na margem brasileira do reservatório, contra 67 hectares em 2019. A principal razão para o aumento é a falta de chuvas, que deixa a vegetação mais seca e fragilizada. Apesar do aumento das ocorrências, a maioria foi considerada leve.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional