Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Atualização cadastral de rebanho em Missal atinge menos de 50%

A atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária e garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa. O prazo encerra no dia 30 de junho

  • 16/06/2021
  • Foto(s): José Fernando Ogura AEN
  • Região
Atualização cadastral de rebanho em Missal atinge menos de 50%

O prazo para a atualização cadastral do rebanho encerra no dia 30 de junho no Estado do Paraná. O município de Missal, segundo as informações técnicas repassadas, possui 1.155 explorações/cadastros de pecuaristas que exploram pecuária. Destes, até o momento 515 declararam o rebanho. Isso representa 44,59%, abaixo da média estadual, inclusive. 

Trata-se de uma campanha de atualização anual, realizada sempre nos meses de maio e junho. Em anos anteriores, a atualização ocorria em duas etapas. Portanto, os 640 produtores do município de Missal que ainda não atualizaram o cadastro devem faze-lo o quanto antes, após isso, o trânsito não será possibilitado e o produtor poderá ser multado.

A parcial da última segunda-feira (14) no Estado do Paraná, aponta 48,3% do rebanho cadastrado. A atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária e garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa. A certificação foi concedida em 27 de maio pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), depois de mais de 50 anos de esforço conjunto de entidades públicas e privadas e da cooperação de produtores.

PENALIDADES 

A falta da atualização tem consequências para o produtor. Uma delas é o impedimento para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento imprescindível para qualquer movimentação entre propriedades ou para abate em frigoríficos. Além disso, a legislação prevê autuação e pagamento de multa de uma Unidade Padrão Fiscal por cada animal. Em junho, o valor da UPF no Paraná é de R$ 113,54.

ATUALIZAÇÃO

A atualização é exigida para todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda).

Os produtores podem fazer de forma direta por meio do link  www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho ou em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de município. Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial, o telefone para contato é (41) 3200-5007.


Fonte: Assessoria Missal com informações da AEN