Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Receita Federal e Polícia Federal deflagram operação de combate ao tráfico internacional de drogas

Prisões e apreensões estão sendo realizadas em cinco estados da região Sul e Sudeste.

  • 10/06/2021
  • Foto(s): Assessoria RFB
  • Policial
Receita Federal e Polícia Federal deflagram operação de combate ao tráfico internacional de drogas

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (10) a operação Shipping Box, visando desmantelar uma grande organização criminosa voltada à prática do crime de tráfico internacional de drogas, através da remessa de cocaína via diversos portos do Brasil. Mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo realizados em 15 municípios das regiões Sul e Sudeste. 

A investigação teve início após servidores da Receita Federal realizarem a apreensão de 600.5 kg de cocaína no Porto de Itapoá em janeiro de 2020. Após o envio das informações à Polícia Federal, iniciou-se a apuração dos responsáveis pelos envios, com a descoberta de uma organização criminosa com integrantes residentes em sua maioria na região Sul.  

A troca de informações entre os dois órgãos possibilitou a apreensão de seis toneladas de cocaína e a prisão em flagrante de oito pessoas durante o período de investigações. A operação recebeu o nome Shipping Box, numa alusão, em inglês, ao método de atuação da organização criminosa, que usava o sistema de despacho e entrega de drogas escondidas em contêineres.  

Para embarcar a drogas, a organização criminosa se valia de vários expedientes, que iam desde a captação de funcionários dos portos para facilitar a entrada da droga, passando pela criação de compartimentos falsos dentro de caminhões para transporte de traficantes e cargas de drogas para dentro do ambiente portuário, chegando até a criação de empresas de logística de carregamento e transporte de contêineres para atrair a exportação de cargas lícitas que ensejassem a oportunidade do embarque da cocaína.

Em alguns casos, a quadrilha usava o método rip-on / rip-off, quando uma carga de um exportador sem conexão com o esquema é violada e sacolas com cocaína são introduzidas no interior do container. Em um dos alvos da operação de hoje foram encontrados lacres em branco, que seriam utilizados para imitar o lacre verdadeiro com a numeração vinculada à carga original e tentar driblar a fiscalização da Receita Federal. 

Parte das cargas de cocaína que eram trazidas da Bolívia eram escoadas em contêineres a bordo de navios para a Europa, outra parte era pulverizada para abastecer facções criminosas do tráfico para consumo interno.     

Operação 

Cerca de 250 policiais federais e 15 servidores da Receita Federal estão cumprindo 34 mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão em 15 cidades nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.   

A lista de bens da quadrilha a serem apreendidos incluem 68 veículos, 23 imóveis e duas embarcações além do congelamento de mais 30 contas bancárias.  

A Polícia Federal também detectou indicativos de um esquema de lavagem de dinheiro por alguns dos investigados através da constituição de empresas fictícias e aquisição de ativos como ouro e criptomoedas. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de reclusão. 

Os presos serão conduzidos às sedes da Polícia Federal em Joinville e Itajaí. Após serem interrogados serão posteriormente levados ao presídio regional de Joinville, onde ficarão recolhidos à disposição da Justiça.  

Fonte: Assessoria RFB