Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu homenageia Foz do Iguaçu e promete colaboração eterna

No aniversário da cidade, empresa anuncia um pacote de medidas para amenizar a crise e garante novas obras no futuro.

  • 10/06/2021
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
  • Região
Itaipu homenageia Foz do Iguaçu e promete colaboração eterna

Nesta quinta-feira (10), quando Foz do Iguaçu comemora 107 anos de fundação, a Itaipu Binacional tem uma mensagem simples e direta para os iguaçuenses: podem contar sempre com o apoio da empresa que a cidade viu nascer. Em mensagem, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, sintetiza este apoio: "Continuem contando conosco".

Ele lembrou que Itaipu faz parte da história de Foz do Iguaçu desde 1974, quando a entidade binacional foi criada para construir e depois operar a maior hidrelétrica do mundo até aquele momento.

Esta participação na história da cidade se consolidou mais recentemente, com a vinda a Foz de todos os integrantes da diretoria executiva brasileira, afirmou o diretor. "E, também, pelas muitas ações e obras estruturantes que Itaipu passou a realizar, em parceria com diversos órgãos, para propiciar o maior desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu e das cidades da área de influência", acrescentou.

General Ferreira - Crédito: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Obras sempre

Algumas das obras estruturantes já são bem conhecidas dos iguaçuenses: a segunda ponte sobre o Rio Paraná, a modernização e ampliação da pista do aeroporto internacional, a futura duplicação da Rodovia das Cataratas, além de ciclovias, do Mercado Municipal e muitas outras.

Mas o mais importante é que os investimentos de Itaipu em Foz e região não vão parar em 2023, quando Brasil e Paraguai renegociam o Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata das bases financeiras do custo da eletricidade produzida na usina.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu já informou que mesmo com a redução da tarifa, que virá naturalmente com o término das dívidas da construção da usina, os orçamentos futuros contarão sempre com uma parcela de recursos para permitir a implantação de outras obras que sejam consideradas importantes para o bem-estar dos iguaçuenses e dos moradores de municípios vizinhos.

Anúncio de "pacote"

Às vésperas do aniversário de Foz, Itaipu anunciou um pacote de ações e iniciativas que irão beneficiar cerca de 30 mil pessoas até o final do ano.

O pacote inclui o início da duplicação dos 8,7 quilômetros da Rodovia das Cataratas, que deverá gerar empregos importantes para a atual fase da economia, e a entrega da revitalização do Gramadão da Vila A, em outubro, um renovado ponto de encontro e lazer dos iguaçuenses.

Itaipu também já definiu que doará, em breve, 20 mil cestas básicas para a população em situação vulnerável, e programou o início da capacitação de 2,2 mil profissionais de vários setores, especialmente do turismo.

O turismo será beneficiado ainda com uma nova campanha de divulgação do Destino Iguaçu, que incluirá a captação de eventos.

Como disse o general Ferreira, "são contrapartidas que fazemos em prol de uma cidade que tão bem acolheu nosso empreendimento e nosso corpo funcional, de forma bastante respeitosa e carinhosa”.

Contrapartidas que se resumem a dois aspectos principais: atendimento à população, com geração de empregos no momento desta crise econômica provocada pelas medidas restritivas, e criação de uma nova infraestrutura, que garantirá "uma nova guinada na economia de Foz do Iguaçu e região”, finalizou o diretor-geral brasileiro de Itaipu.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional