Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câmara de Vereadores aprova e município sanciona Lei de Incentivo Financeiro Por Desempenho em Missal

A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Missal e substitui o antigo PMAQ que passa a ser chamado de Previne Brasil, ambos do Governo Federal

  • 08/06/2021
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Câmara de Vereadores aprova e município sanciona Lei de Incentivo Financeiro Por Desempenho em Missal

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, sancionou a lei nº 1.588 de 1º de junho de 2021, que institui o Incentivo Financeiro por Desempenho aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Missal e substitui o antigo PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) que passa a ser chamado de Previne Brasil, ambos do Governo Federal.

O incentivo do PMAQ também foi durante a gestão do Prefeito Ferrari, onde também foi aprovado pela Câmara e agora a Administração Municipal de Missal encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores que aprovou a medida com amplas discussões acerca do tema.

Consiste no pagamento de incentivo financeiro aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde que integram a Atenção Primaria à Saúde, na forma de incentivo financeiro por desempenho – devidamente avaliado. Este pagamento é feito com recursos do Ministério da Saúde. 

Objetivos

- Estimular a participação dos servidores da saúde no processo contínuo e progressivo de melhoria dos padrões e indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde e melhoria de qualidade dos serviços de saúde à população como um todo; 

- Institucionalizar a avaliação e o monitoramento de indicadores nos serviços para a definição de prioridades e programação de ações para melhoria da qualidade dos serviços de saúde; 

- Incentivar financeiramente o bom desempenho de servidores, estimulando-os na busca de melhores resultados para a qualidade de vida da população, assim como de buscar o aperfeiçoamento e aprimoramento dos serviços prestados;

- Garantir transparência e efetividade das ações direcionadas à atenção à saúde, permitindo-se o contínuo acompanhamento de suas ações e resultados pela sociedade. 

Avaliação

Na avaliação de desempenho, além do cumprimento dos indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde, deverão ser avaliados ainda os seguintes fatores:

– Produtividade, pontualidade e assiduidade no trabalho, com base em parâmetros previamente estabelecidos de qualidade e produtividade; 

- Conhecimento de métodos e técnicas necessários para o desenvolvimento das atividades referentes ao cargo, emprego e/ou função exercida na unidade de lotação; 

- Cumprimento das normas de procedimentos e de conduta no desempenho das atribuições do cargo;

– Prestação dos serviços em unidade e cooperação para com a equipe como um todo, sempre com respeito e cordialidade no trato para com os colegas e pacientes.

Previne Brasil

Criado em 2019, o programa começou a ser implantado em 2020. Com a Covid-19, o Ministério da Saúde buscou estratégias para garantir a continuidade dos financiamentos adequados aos municípios e todos os prazos de transição do modelo antigo para o novo formato foram prorrogados. Em janeiro de 2021, novas regras para o aporte financeiro federal foram publicadas, garantindo a implantação do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Previne Brasil veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde. E busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.

Os critérios para repasse de recursos são: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população; e a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora.


Fonte: Assessoria Missal