Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ambientalistas se articulam para barrar PL de reabertura da Estrada do Colono

Pedido de urgência estava na pauta da Câmara Federal na última quarta, 02, mas foi adiado para terça, 08.

  • 06/06/2021
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Ambientalistas se articulam para barrar PL de reabertura da Estrada do Colono

Ambientalistas de todo o Brasil estão articulados para barrar a apreciação do Projeto de Lei (PL) do Deputado Federal do Paraná, Nelci Colgueto Maria (Vermelho) pela Câmara Federal. O PL propõe a reabertura da Estrada do Colono, caminho que liga o oeste ao sudoeste do Paraná cruzando o Parque Nacional do Iguaçu. Um pedido de urgência de apreciação do projeto estava na pauta de quarta, 02, porém, foi adiado para a próxima terça, 08.

Na última semana, ambientalistas de várias partes do país promoveram um tuitaço chamando a atenção das autoridades para o risco da reabertura da estrada, que, de acordo com eles, praticamente divide o Parque Nacional em dois, área de grande biodiversidade e refúgio das últimas onças-pintadas do Bioma da Mata Atlântica.

O tuitaço, que foi organizado pela Rede Pró-UC, organização que congrega outras 30 ONGs (Organização não Governamental) voltadas para a proteção de Unidades de Conservação, foi endereçado para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e ao Deputado Vermelho.

Para a diretora-executiva da Rede Pró-UC, Angela Kuczach, a avaliação do tuitaço foi muito positiva, conseguindo a mobilização através de uma articulação bem fundamentada e muito rápida, chegando ao Governador do Estado do Paraná, a Câmara dos Deputados, ao presidente da Câmara, lideranças de bancadas, além de envolver a imprensa, a sociedade com representatividade de todo o Brasil, de ongs nacionais, internacionais, regionais, locais e a população de Foz do Iguaçu.

“Ficou muito claro que a maioria das pessoas não querem o Parque sendo rasgado pelo meio. Não querem uma rodovia dentro do Parque com esse nome fantasia de Estrada-Parque mas que representa atropelamento, caça, ilegalidades de toda a sorte, insegurança, violência, tráfico, contrabando, danos gigantescos à imagem do Brasil lá fora e consequências danosas ao turismo com turistas que vai deixar de vir ao Brasil e ao Parque pela tristeza de vê-lo desmatado para abrir essa rodovia”, disse.

Com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Federal, presidido pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP) a nova ação do grupo é conversar com a lideranças dos partidos para barrar o projeto. Também está previsto um novo tuitaço para a próxima semana.

Fonte: Com informações do Iguaçu News Tur