Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

“Foz é uma das cidades mais beneficiadas por recursos públicos, graças à Itaipu”, diz Chico Brasileiro

Afirmação foi feita durante agenda com diretor-geral brasileiro da usina, general Joaquim Francisco Ferreira, no fim da tarde desta terça-feira (1º)

  • 01/06/2021
  • Foto(s): Sara Cheida/Itaipu Binacional
  • Região
“Foz é uma das cidades mais beneficiadas por recursos públicos, graças à Itaipu”, diz Chico Brasileiro

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, disse que “Foz é uma das cidades mais beneficiadas por recursos públicos, graças à Itaipu”. A afirmação, seguida de agradecimento, foi feita durante a visita do diretor-geral brasileiro da empresa, general João Francisco Ferreira, no fim da tarde desta terça-feira (1º), ao chefe do executivo municipal, na Prefeitura. Foi uma retribuição à visita feita pelo prefeito, há 40 dias, ao diretor em seu gabinete, no Centro Executivo da Itaipu.

O bom relacionamento institucional com os governos municipal, estadual e federal faz parte de uma série de ações estratégicas da Itaipu para promover o desenvolvimento regional, como prevê a missão da empresa. Nos últimos dois anos, com a mudança na gestão da Itaipu, houve o redirecionamento de mais de R$ 2,5 bilhões para investimentos em mais de 30 obras estruturantes, com a geração de mais de 2,5 mil empregos. 

A maior parte desses aportes da Itaipu está sendo investida em Foz do Iguaçu, que é a cidade-sede da hidrelétrica, na margem brasileira da usina. O pacote de investimentos inclui a Ponte da Integração Brasil - Paraguai, a Perimetral Leste, a reforma do Aeroporto Internacional, a duplicação de 8,5 km da Rodovia das Cataratas, a construção do Mercado Público e também de ciclovias, pistas de caminhadas, melhorias de paisagismo e revitalização do Gramadão da Vila A, entre outras. 

Todas essas obras e iniciativas estão garantindo um novo ciclo econômico para Foz do Iguaçu e região. Há quase dois meses no cargo, o diretor-geral brasileiro reafirmou a continuidade da linha de gestão iniciada pelo seu antecessor, o general Joaquim Silva e Luna. Para Ferreira, as obras e os investimentos feitos por Itaipu na cidade e região representam "uma contrapartida de Itaipu para a sociedade. É o investimento que nossa usina faz para desenvolver a região e aumentar o bem-estar da nossa gente.” 

Gratidão

O prefeito agradeceu a visita e o apoio da Itaipu à região. Segundo o prefeito, os benefícios que as obras financiadas pela Itaipu trarão à cidade serão enormes e, aos poucos, evidenciados. Para exemplificar, citou a sinalização do embaixador norte-americano, Todd Crawford Chapman, sobre o interesse dos Estados Unidos de trazer voos diretos de Miami para Foz, comentado durante a visita do grupo de nove embaixadores à Itaipu, semana passada. “É reflexo dos investimentos feitos no município, como a ampliação e modernização do aeroporto”, afirmou.

Durante a agenda, o prefeito também enfatizou que, apesar da estagnação econômica, a construção civil está acelerada. Chico Brasileiro também ressaltou que os investimentos da Itaipu em infraestrutura atraem novos negócios, inclusive no setor imobiliário. Como exemplo, ele citou o crescimento verificado na arrecadação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O aumento, segundo ele, foi de mais de 40% em relação ao ano anterior.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional