Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Morre aos 84 anos, Jaime Lerner, ex-governador do Paraná

Ele foi arquiteto e urbanista, três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná. Morte foi confirmada nesta quinta-feira (27).

  • 27/05/2021
  • Foto(s): Instituto Jaime Lerner
  • Região
Morre aos 84 anos, Jaime Lerner, ex-governador do Paraná

Jaime Lerner morreu nesta quinta-feira (27) aos 84 anos, em Curitiba. A informação foi confirmada pela assessoria e também consta entre os obituários divulgados pela Prefeitura.

O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba foi internado na última sexta-feira (21), no Hospital Evangélico Mackenzie, na capital, com problemas nos rins.

Na quarta-feira (26), o hospital informou que o quadro era grave, mas estável. Lerner apresentava um quadro infeccioso e ficou sob os cuidados da equipe de nefrologia para se submeter a sessões de hemodiálise.

O sepultamento de Lerner está previsto para às 15h desta quinta-feira, no Cemitério Israelita, no bairro Santa Cândida.

JAIME LERNER

Formado em arquitetura e urbanismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), em 1964, Lerner fez parte da equipe que criou o IPPUC (Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba) no ano seguinte, em 1965.

O arquiteto iniciou a vida pública no início da década de 70, quando filiou-se à ARENA, partido criado para dar sustentação política à ditadura militar brasileira instituída no Golpe Militar de 1964.

Em 1971, foi nomeado prefeito biônico de Curitiba. No primeiro mandato, realizou duas obras que ficariam marcadas na história da capital: o calçamento da Rua XV de Novembro e a abertura das caneletas exclusivas para ônibus expressos (BRT).

Foi nomeado prefeito novamente em 1979. Jaime Lerner assumiria a Prefeitura de Curitiba para um terceiro mandato em 1989, desta vez eleito pelos curitibanos na célebre “Campanha dos 12 dias”. Ele estava filiado ao PDT e era muito próximo do ex-governador do Rio e principal liderança do partido, Leonel Brizola. Foi nesse terceiro mandato que Lerner deixou mais marcas na paisagem curitibana. Criou o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e as icônicas estações-tubo do transporte coletivo, que são utilizadas até hoje.

Nos anos 90, Jaime Lerner foi eleito duas vezes governador do Paraná. O arquiteto assumiu o Palácio Iguaçu em 1994, ainda eleito pelo PDT, e foi reconduzido ao cargo em 1998, período marcado pela transição econômica e industrialização do Estado. Em 1997 ele havia trocado o PDT pelo PFL.

Enquanto governador, tentou privatizar a Copel (Companhia Paranaense de Energia), ideia da qual desistiu apenas no ano de mandato, em 2002. No mesmo ano, então no PFL, teve o nome apontado como possível candidato à presidência.

O desgaste político e a figura de elitista afastou Jaime Lerner das disputa eleitorais. Na Assembleia Legislativa, enfrentou cinco CPIs. Primeiro a conceder rodovias à iniciativa privada, foi condenado pelo STJ em 2011 por dispensa ilegal de licitação.

VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

No mesmo ano em que se formou arquiteto, em 1964, Jaime Lerner casou-se com Fani Lerner, mãe de suas filhas Andrea e Ilana. A esposa morreu em 2009, aos 63 anos, vítima de um câncer diagnosticado 14 anos antes.

Como arquiteto, tornou-se consultor da ONU (Organização das Nações Unidas) para assuntos de urbanismo. Também presidiu a UIA (União Internacional de Arquitetos).

Desde 2003, quando se afastou da política, passou a desenvolver projetos arquitetônicos para capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro e Porto Alegre, e também para cidades de países como Angola, México e Panamá.

Em 2018, foi eleito o segundo urbanista contemporâneo mais influente do mundo pela revista norte-americana Planetizen.

SAÚDE

O ex-prefeito de Curitiba e ex-governador governador do Paraná conviveu nos últimos anos com vários problemas de saúde. Em outubro de 2020, foi internado para a retirada do apêndice.

Em março de 2021, após ter sido imunizado com duas doses da vacina contra o coronavírus, Jaime Lerner contraiu a covid-19, mas desenvolveu um quadro leve da doença e se recuperou em casa.

Fonte: Paraná Portal