Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

General Ferreira reafirma apoio às forças de segurança da região

O diretor-geral brasileiro visitou a Capitania Fluvial do Rio Paraná na última terça-feira (25)

  • 26/05/2021
  • Foto(s): Sara Cheida / Itaipu Binacional
  • Região
General Ferreira reafirma apoio às forças de segurança da região

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, reafirmou a importância do apoio da empresa às forças de segurança da região. Na manhã desta terça-feira (25), ele visitou a Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e foi recebido pelo capitão dos Portos, o capitão-de-fragata Carlos Eduardo Felipe de Freitas Silva.  

“A Itaipu tem vários convênios firmados com os órgãos de segurança, as Forças Armadas, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Já colhemos bons resultados com o aumento da segurança em nossa região. Por isso, a intenção é continuar mantendo os apoios dentro de nossa possibilidade. Seguimos juntos nessa batalha para consolidar a segurança pública na região”, afirmou o general Ferreira. 

No início da visita, ele foi recebido por um silvo do apito marinheiro, utilizado em cerimônias com a recepção de autoridades. Depois, o diretor conheceu as dependências da Capitania Fluvial, que responde pela cobertura de 310 municípios no Paraná, incluindo o Reservatório de Itaipu e os rios Paraná e Iguaçu. 

De acordo com Carlos Freitas Silva, a CFRP baseia sua atuação no tripé segurança das embarcações, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica. “Mas nossa localização estratégica nos traz outros desafios, como o combate ao crime transfronteiriço”, completou o capitão Silva. 

Para atuação no combate do crime na fronteira, a Capitania conta com o destacamento de 19 fuzileiros navais. A tripulação é formada por 12 oficiais, 104 praças e 10 recrutas - até o final do ano, serão formados 80 recrutas. A CFRP tem 14 embarcações e 16 viaturas (sendo quatro caminhonetes doadas pela Itaipu). 

Convênios 

Em outubro do ano passado, a Itaipu e a Marinha do Brasil firmaram um convênio de cooperação para ampliar a segurança da fronteira. O acordo prevê apoio logístico da Itaipu a operações da Marinha no reservatório e em áreas próximas às praias dos municípios lindeiros, como abastecimento e manutenção de viaturas e embarcações. 

Na ocasião, o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Junior, participou do encontro com a diretoria de Itaipu. A Capitania Fluvial do Rio Paraná submete-se ao 8º Distrito Naval, que compreende os estados do Paraná e de São Paulo. 

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional