Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Guaíra publica novo Decreto com restrições de acordo com o Governo do Estado

Foi realizada uma reunião entre o Comitê Municipal Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19.

Guaíra publica novo Decreto com restrições de acordo com o Governo do Estado

O Comitê Municipal Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, se reuniu na tarde desta terça-feira (18), na sede da Guarda Municipal, para deliberar o novo Decreto de enfrentamento da pandemia em Guaíra.

Considerando que o Governador do Paraná publicou o novo Decreto Estadual nº 7612/2021, na segunda-feira (17), trazendo algumas restrições para todo o Estado, o Comitê Municipal esteve reunido para votar a adoção ou não dessas medidas em Guaíra.

De início, a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Erica Gordillo, apresentou os atuais dados epidemiológicos da cidade, índices de óbitos por idade, e a ocupação de leitos de UTI e enfermaria. 

Também fez um alerta sobre a necessidade da intensificação dos cuidados, visto que há previsão, por parte de autoridades técnicas, de um forte aumento e possível colapso do sistema de saúde, à nível não só estadual, como federal. Enfatizou: "Nós, como Vigilância Sanitária, estamos muito preocupados. Muito sobrecarregados. Mesmo com a queda da busca por leitos de UTI, ainda há muitos internamentos acontecendo. Nós estamos fazendo o nosso trabalho, mas precisamos que a população se conscientize sobre a gravidade da situação, urgentemente".

Erica ainda trouxe esclarecimentos quanto às divergências entre os boletins emitidos pela SESA e os de Guaíra. Explicou que o Município NÃO PODE inserir o óbito enquanto não receber a confirmação OFICIAL do Estado, declarando que a morte foi por conta do vírus Covid-19. "Prezamos pelo compromisso de prestar a total verdade e clareza nas informações passadas à população", destacou.

Em sequência, o Procurador Jurídico, Dr. João Fernando Grecillo, apresentou as novidades do Decreto Estadual,  onde destaca-se a proibição para circulação de pessoas entre às 22h e às 05h; proibição de consumo local para estabelecimentos alimentícios aos domingos; entre outras medidas.

A reportagem do Costa Oeste News, conversou com o presidente da Associação Comercial de Guaíra (ACIAG), Jair Schllemer, apresentou uma posição contrária quanto ao fechamento aos domingos, conforme o Decreto Estadual. Entretanto, entende a situação atual do munícipio e Estado quanto o colapso no sistema de saúde e a gravidade da doença. Outra preocupação é em relação às festas que acontecem no Paraguai, onde há circulação de pessoas entre as fronteiras e a propagação do vírus. 


O Prefeito Heraldo Trento, de modo democrático e transparente, colocou em votação essas mudanças decretadas pelo Governador, e a maioria dos votos decidiu ratificar, ou seja, aprovar a implantação dessas medidas em Guaíra.

Confira abaixo as novas medidas aprovadas:

- Toque de recolher entre 22h até às 5h (com exceções previstas no art. 1º, parágrafo único);

- Padarias/panificadoras e conveniências poderão funcionar de segunda à sábado (das 5h até às 22h todos os dias), e aos domingos SOMENTE na modalidade delivery ou retirada no balcão, sendo PROIBIDO o consumo no local.

Cabe ressaltar que a venda e o consumo de bebidas alcoólicas está PROIBIDO em espaços de uso público ou coletivo, no período das 22h às 5h, diariamente, para qualquer estabelecimento comercial.

A Secretária de Educação, Franciele Danelon, destacou a preocupação com a circulação de pessoas entre o Brasil e o país vizinho, Paraguai, enfatizando a necessidade de conscientização da população sobre o cumprimento das medidas sanitárias, em especial a de "não sair de casa" e "evitar aglomerações". 

O Vice-prefeito, Gileade Osti, abordou a expectativa positiva com o avanço do processo de liberação para aquisição das vacinas pela Frente Nacional de Prefeitos, que permitirá que cada Município compre suas respectivas remessas de doses da vacina contra o Covid-19, destacou: "Desde março estamos acompanhando este processo de liberação para compra das vacinas. Estamos ansiosos aguardando para que isso aconteça o quanto antes".

O Prefeito Heraldo Trento enfatizou: "O Supremo Tribunal Federal já decidiu que cada Município não pode ser mais flexível que o Estado, podemos ser mais rígidos, mas não mais flexíveis. O Comitê votou e decidiu que as medidas decretadas pelo Governador devem ser implementadas aqui em Guaíra. Mas, acima de tudo, a população precisa entender de uma vez que enquanto não se cuidar, enquanto não respeitar as medidas sanitárias, o vírus NÃO VAI PASSAR. Contamos com esse entendimento e apoio da população também".

O novo Decreto foi registrado sob nº 263/2021, com vigência a partir de hoje (19).



Fonte: Costa Oeste News com Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(44)98456-5935

Cidades relacionadas

Categorias relacionadas